De 48 pessoas abordadas, apenas 4 em situação de rua aceitaram atendimento de acolhimento em Cotia

Capa Cidades

A Prefeitura de Cotia, por meio da equipe especializada da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou a abordagem de 48 pessoas vivendo em situação de rua em diversos pontos do município, 94% são do sexo masculino. Os dados são referentes aos meses de setembro e outubro de 2021. Durante a abordagem, todas receberam a oferta de atendimento no serviço de acolhimento municipal, 4 (quatro) aceitaram e foram encaminhadas para o local, onde recebem alimentação, tomam banho, trocam de roupas e podem participar de palestras, oficinas, entre outros.

O serviço de abordagem é permanente e realizado por uma equipe multidisciplinar do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). “É um trabalho que não pode parar. O estabelecimento de vínculos com a equipe e a aceitação de ajuda, de contato com a família, quando é o caso, não é algo imediato, as nossas equipes estão sempre em contato com este público, temos cadastro, criamos vínculos e ficamos muito felizes quando aceitam a nossa ajuda e, especialmente, quando conseguimos inserir estes cidadãos ao seio familiar”, disse Mara Franco, Secretária de Desenvolvimento Social.

Para chegar de forma mais rápida às pessoas que estão em situação de rua em Cotia, a Secretaria criou um ‘Canal de Notificação de Pessoas em Situação de Rua’ e conta com o apoio e participação dos moradores. Basta enviar uma mensagem para o CRAS CREAS On-Line no Whatsapp 11 96300-7500 com um ‘olá’, será respondido com um menu, basta escolher a opção ‘9’ e passar a localização da pessoa em situação de rua. A equipe especializada programará uma abordagem para fazer o atendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *