De Osasco à Finlândia: Marcelo Santos é atletismo de velocidade e pentatlo aos 59 anos

Esportes Márcio Silvio

A primeira competição foi em 2005 com meia-maratona, depois dobrando com os 10 quilômetros. Educador físico, Marcelo Santos especializou-se em atletismo mas indo além da área acadêmica – hoje faz parte da seleção paulista e da seleção brasileira master.

E justificando esse alto nível, uma galeria de troféus e medalhas que tomam conta da sala. Nos cinco primeiros anos como atleta, Marcelo riscou o Brasil com passadas largas e cravando pódios; em 2011 ele corria pela Associação Cultural e Esportivo Nipo-brasileira de Osasco, a tradicional Acenbo (e continua lá), mas também já competindo pela seleção paulista.

No ano seguinte, o incansável Marcelo teria a primeira competição internacional, dessa vez com as cores da seleção brasileira, o Sul-americano de Arequipa, Peru. Foi a conta, depois disso o passaporte do atleta ficaria congestionado.

Ainda em 2012, embarque para Jyväskylä, uma das grandes cidades da Finlândia; e nesse mapa esportivo ele teria Medellín/Colômbia, Budapeste/Hungria, Montevidéu/Uruguai, Santiago/Chile, Assunção/Paraguai, Daegú/Coreia do Sul, Málaga/Espanha, Torun/Polônia… Sim, o moço desfaz a bagagem e já parte para outra porque a agenda é assim mesmo, competições sobre competições para pódios sobre pódios.

No fim de semana passado, por exemplo, disputou o Brasileiro em Cascavel pela seleção paulista; no próximo dia 19, veste o logo da seleção brasileira para o Sul-americano de Curicó no Chile. E para fechar o calendário 2021, em dezembro o garoto disputa o Grand Prix Mercosul em Porto Alegre.

Para manter essa rotina de pódios aos 59 anos, Marcelo Santos (mora no centro de Osasco), conta com apoio e torcida incondicionais da família, principalmente da esposa Conceição que deu aquela força para ele superar o período tenso de tudo parado pela pandemia. Com a retomada das competições, neste ano o atleta já disputou o Campeonato Paulista, o Carioca e, como já foi dito, retornou do Brasileiro em Cascavel.

Mas é bom dizer que Marcelo Santos é supercompetidor – a corrida é uma das categorias que ele manda muito bem. Quando com 50 anos ele arrebentou pelo Brasil em mundiais: na Finlândia em 2012, absoluto nos 60m rasos; e também arrepiou em outras quatro categorias em Budapeste 2014 – pentatlo, salto em distância, 200m rasos e salto em altura. Para fechar essa lista campeã, em Arequipa foi o cara no pentatlo do Sul-americano.

Cinco anos depois, Marcelo Santos seria o nome do Brasil na Polônia nos 60m rasos, no arremesso de peso e no pentatlo. “Nas participações estaduais e no Brasileiro eu sempre estou no pódio”, confere o incansável, já no apronto para o Sul-americano do Chile em novembro.

E ele detalha: “Eu faço provas de velocidades, de 100 e de 200m; 100m com barreiras, revezamento 4x100m e 4x400m; salto em distância, salto em altura e o pentatlo (cinco provas num mesmo dia)”. Dessas categorias, o campeão diz que nas competições internacionais vai de pentatlo. E para dar conta desse nível, treina quatro dias por semana na Acenbo.

E o torneio que disputou semana passada em Cascavel, o Campeonato Brasileiro de Atletismo Master? “Eu participei das provas de 100m rasos, 200m rasos, 100m com barreiras e dos dois revezamentos (4x100m e 4x400m). O tempo estava chuvoso e eu ganhei três medalhas de bronze, uma de prata e uma de ouro.”

4 thoughts on “De Osasco à Finlândia: Marcelo Santos é atletismo de velocidade e pentatlo aos 59 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *