Hoje inicio a minha coluna comentando o documentário que a Globo Play lançou na última sexta-feira com o título “Caso Celso Daniel” que no segundo semestre também será exibido na TV Globo aberta. O seriado não faz tanta revelações mas reafirma as dúvidas sobre este brutal assassinato.
Porque o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não fez parte do elenco da história, em razão de sempre fazer parte da carreira política de Celso Daniel, até porque recusa-se em dar entrevista para abordar esse assunto.
Apesar de não falar diretamente no documentário, o líder do PT aparece nas imagens do documentário. Segundo a produção da Globo, a ausência do ex-presidente se dá por um conflito de agenda, o que a coluna discorda veementemente.
Prefeito da cidade de Santo André, ABC Paulista Celso Augusto Daniel (1951-2002) era do PT (Partido dos Trabalhadores), considerado um ótimo gestor pela população de Santo André, além de ser um colega respeitado dentro do partido e uma das figuras mais promissoras no cenário político Brasileiro devido à sua articulação e inteligência.
Daniel foi sequestrado na noite de 18 de janeiro de 2002 após ter jantado em um restaurante no centro de São Paulo com o empresário Sérgio Gomes da Silva seu amigo e segurança pessoal, nesse documentário interpretado pelo ator Tuca Andrada em simulações dramáticas no documentário.
O prefeito, Celso Daniel, foi encontrado dois dias após o sequestro em 20 de janeiro de 2002, em uma estrada rural de Juquitiba (Estado de São Paulo) na região metropolitana e com várias marcas de tiros.
No primeiro capítulo da série, Gilberto Carvalho, ex Ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência da República do Brasil, sempre afirmou que Celso Daniel tinha um futuro promissor no Partido dos Trabalhadores.
Para a produção desse documentário, a Globo procurou várias pessoas ligadas à Celso Daniel que optaram por não fornecerem informações e não terem envolvimento com o documentário. Já as que concordaram em dar depoimentos deram preferência por não darem entrevistas. Por uma questão de ética a coluna não citará seus nomes.
O Documentário foi bem feito, porém a falta da complementação de depoimentos deixou um pouco à desejar e as justificativas de quem preferiu se omitir do que dar informações para não se comprometer não convenceu ninguém. A coluna entende que é um momento delicado, porém quem não quis se envolver na história, deve lembrar daquela frase “ Quem não deve não teme”.
Frase: Quem não faz parte da história, nunca será lembrado.