A surpresa da semana

Colunistas Nilson Martins

Dez dias após o início da Campanha Eleitoral por todo o país, uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (7) em Osasco surpreendeu com a elástica vantagem do atual prefeito Rogério Lins frente a outros seis candidatos: Emidio de Souza (PT), Dr. Lindoso (Republicanos), Reinaldo Mota (PRTB), Dateninha (Solidariedade), Dr. Gaspar (DC) e Simony dos Anjos (PSOL). Para se ter uma noção entre o primeiro e o segundo a diferença é de 25% e sobre o terceiro 28%. Em outra avaliação Rogério Lins, é aprovado com 51%. Enquanto que 42% desaprovam, 7% não sabem ou não responderam.

Longe da rabeira

E claro, muitos ficaram surpresos com tamanha vantagem: Rogerio Lins; 34%; Emidio 9%; Dr. Lindoso 6%, Dateninha 2%. Com Gaspar, Reinaldo Mota e Simony dos Anjos com 1% cada. Na soma de todos sem Rogério Lins, temos o total de 20%. Ou seja, faltou 14% para empatar com o primeiro colocado. Na pesquisa, realizada pela Real Time e encomendada pela Record TV a margem de erro é de 4 pontos percentuais. O que podemos afirmar que Emidio e Lindoso tem empate técnico. E Lindoso e Dateninha, idem.

Ainda é um começo, mas …

Mas o que fez essa pesquisa ser tão incomum nos resultados. Nunca na história da cidade houve tamanha distância. O segundo colocado, Emidio é deputado estadual e foi prefeito duas vezes, quando em 2004 venceu o então favorito Celso Giglio no segundo mandato e elegeu seu sucessor; Jorge Lapas. A comunicação nas redes sociais, via celulares seria uma das causas. Mas lembrar que em 2018, o vencedor da campanha Jair Bolsonaro inovou valorizando a internet. De último nas pesquisas o antes desconhecido é o presidente da República. Não se pode afirmar que Dr. Lindoso é um estreante. Em 2016 ainda no PSDB foi o vereador mais votado e ficou dois anos à frente da presidência da Câmara.

Lidera também a rejeição

De acordo com o Real Time, foram entrevistadas 800 pessoas entre 30 de setembro e 3 de outubro. A margem de erro é de 4 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. Os dados que foram divulgados na quarta-feira (7), apontam, ainda, que os índices de rejeição indicam: Rogério Lins – 16%; Emídio de Souza – 11%; Dr. Gaspar – 2%; Dr. Lindoso – 2%; Reinaldo Mota – 2%; Marco Souza Dateninha – 1%; Simony dos Anjos – 1%; Rejeita todos – 18%; Não rejeita nenhum – 33% e não sabe/Não respondeu – 15%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número SP 05472/2020.

Para todos terem o mesmo direito

A inovação nessa eleição, sobre o fim das coligações nas disputas proporcionais (vereadores), prejudicou muito os partidos. Tantos os considerados maiores como os nanicos. Antes candidatos vereadores disputavam uma vaga sonhando com a soma do total do quociente eleitoral. E poderia juntar partidos bastando apenas que o primeiro partido ter 150% do total das cadeiras e o restante 50% cada o que somaria muitos candidatos. Assim era fácil chegar ao quociente que elegeria os mais votados dependendo do total. Agora a situação é outra. Cada partido elege um nome para cada total de quociente acumulado. Os restantes, não entra mais o cálculo do quociente e sim os mais votados até preencher o total de cadeiras. Foi o fim do efeito Tiririca.

Ainda não saiu na foto

A deputada federal por Barueri Bruna Furlan (PSDB) ainda não fez aparições de apoio à candidatura de reeleição do prefeito da Capital Bruno Covas (PSDB). Seria natural ela se manifestar, ocorre, porém que Bruninha é a vice-presidente nacional da Sigla. A filha do prefeito Rubens Furlan, está de licença maternidade e talvez por isso prefere ficar em casa com receio da pandemia, amamentando seu bebê.

Apoio de peso

O prefeito de Barueri Rubens Furlan (PSDB), em que muitos afirmam ser essa eleição a sua última para prefeito, pois em 2022 deverá sair candidato ao governo do Estado de São Paulo. Dedicou uns minutos de vídeo, que está circulando nas redes, com o candidato a vereador por Osasco Vitor Berrocozo (PSDB). Nas carinhosas palavras do pai da deputada federal Bruna Furlan, o prefeito pede apoio aos eleitores osasquenses para o novato Vitor, que sai candidato pela primeira vez.

Senador prestigia candidatura em Osasco

E o senador Major Olímpio (PSL) esteve em Osasco na manhã desta quinta-feira (8). Olímpio veio participar do lançamento da Campanha de Claudinho Magno (PSL). Escrivão da Polícia Civil, Claudinho tenta pela segunda vez a candidatura para vereador. O encontro de lideranças ocorreu na Vila Yolanda, bairro onde o candidato é o Escrivão Chefe do 8º DP e é muito querido no bairro. Presente, também Dr Lindoso – candidato a prefeito de Osasco pelo Republicanos.

Nas redes e sem perigo

O vereador e ex-presidente da Câmara de Barueri, Carlinhos do Açougue é sempre visto nas redes sociais promovendo “lives” e propagando sua campanha a vereador. Uma ferramenta que se bem utilizada traz ótimos retornos eleitorais. Carlinhos já em fase sexagenária toma
seus devidos cuidados para se proteger do vírus Covid-19. Algo que
vem acontecendo na maioria das grandes cidades onde o contágio
é mais frequente. <

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *