Assinada pela Alice Wonders, a sala de projeção interativa explora efeitos audiovisuais e tecnologia 3D para demonstrar o urbanismo consciente que envolve o projeto
Para promover uma experiência interativa, a incorporadora Arqos, em parceria com a Alice Wonders, uma empresa de experiências digitais, apresenta o conceito do DISTRITQ, o primeiro bairro design movido pelo urbanismo consciente de Alphaville, na cidade de Barueri, em um formato inovador, que explora efeitos audiovisuais em uma sala imersiva, localizada no Espaço Arqos, a fim de despertar novas percepções sobre a totalidade do bairro de urbanismo assinado e arquitetura autoral da região.
Em um ambiente de projeção, a maquete em relevo reproduz a área total, equivalente a 600 mil m, envolta por 3,5 milhões de m² de natureza preservada e a localização precisa dos cerca de 20 empreendimentos que a compõem, divididas em três centralidades. É o caso dos residenciais. De maneira realista, é possível visualizar a centralidade Boulevard, onde estarão localizados os residenciais Vista Alta e BLVD ALTI, assinados pelos escritórios FGMF e aflalo/gasperini arquitetos, respectivamente, inseridos na centralidade Boulevard, o ponto de entrada para o DISTRITQ. O Boulevard tem a premissa de estimular o encontro entre os condomínios e os espaços públicos, com destaque especial para a esquina do Boulevard, ilustrados na projeção para demonstrar a conexão e mobilidade urbana que envolve o projeto, que segue o conceito de cidade de 15 minutos.
A projeção de imagens de satélite, dos projetos e das áreas verdes diretamente na maquete possibilita a visão 360º do conceito proposto pela Arqos. Para completar, os vídeos em 3D do telão infinito ressaltam os diferenciais dos empreendimentos, criando dinamismo com animações e efeitos sonoros, além das imagens aéreas da reserva biológica e do bairro.
Segundo Renata Vieira, diretora de marketing da Arqos, o maior diferencial do DISTRITQ é o fato de se tratar de um bairro com identidade, marcado pela arquitetura autoral, com segurança, mobilidade, senso de comunidade, que visa estimular a conexão e a convivência entre as pessoas. “É um projeto grandioso, que tem a missão de transformar a forma de viver ao longo dos próximos anos, deixando um legado para a cidade. Por isso, foi fundamental criar uma solução capaz de reproduzir com o máximo de realidade possível o que é o recorte do melhor da arquitetura brasileira com protagonismo da natureza que estamos propondo. Desta forma, conseguimos estimular a imersão da comunidade no contexto do projeto, que vai requalificar a região ao longo da próxima década”, afirma.
De acordo com Eric Winck, fundador da Alice Wonders, o espaço imersivo mostra o bairro em todas as suas complexidades, a partir do marketing de experiência. “O DISTRITQ é um projeto inovador, portanto, diferenciado em relação ao que temos disponível no mercado. A tecnologia foi uma grande aliada para promover o entendimento das suas características, permitindo que os clientes se sintam parte do bairro”, completa Winck.
“O DISTRITQ apresenta conceitos únicos, embasado no que está na vanguarda global do ponto de vista de design, urbanismo e arquitetura de qualidade. Por isso, investimos na sala interativa. Trata-se de uma das nossas ações de experiência, que apresenta o projeto de maneira imersiva aos clientes, investidores e para a comunidade do entorno do bairro, em sinergia com a tecnologia e a inovação que permeiam o nosso projeto”, conclui Renata Vieira.