O prefeito de Osasco, Rogério Lins, retornou ao expediente na segunda-feira, 22/7. Essa foi sua primeira aparição para os servidores públicos, que o aguardavam ansiosos à frente do saguão do Paço Municipal, com cartazes e faixas com mensagens de fé, força, coragem e amor. Lins foi recepcionado com muitos aplausos e palavras de carinho.
Em seguida, o prefeito se dirigiu à Sala de Reuniões de seu gabinete, onde se reuniu com a imprensa para uma coletiva. Lins respondeu a todos os questionamentos, inclusive como o acidente refletiu em sua vida e de sua esposa, a primeira-dama Aline Lins. “Refletiu em uma série de coisas em nossas vidas. Estava vivendo o melhor momento familiar, profissional, comemorando as várias entregas do governo. As coisas estavam começando a entrar no ritmo que a gente almejava. Mas, numa fração de segundos, nos vimos num leito do hospital. A gente não é nada, por isso precisamos ter muita fé para qualquer problema que possamos vir a ter na vida. Tecnicamente, o que aconteceu comigo e a Aline, não tem explicação da medicina. Eu estar aqui olhando para vocês, sem ter ficado com nenhuma sequela, é a força da oração, da fé. Por ela você é capaz de passar por qualquer obstáculo, qualquer problema. Essa fatalidade me deixou ainda mais apegado à minha família e aos amigos”, ressaltou.
Sobre a restrição médica, o chefe do executivo informou que a principal restrição é a luz solar e amarela que deve manter uma distância de um metro, por conta da pele que está sensível, em processo de renovação, e precisa ter esses cuidados para não ficar com manchas e cicatrizes. “O sol pode causar um dano irreversível. Então as minhas atividades externas vistoriando bairros ou mesmo para a prática de atividades físicas, eu vou ter que segurar um pouco. E terei que usar bastante protetor solar e cuidar da hidratação, essas são as restrições”, disse.
Sobre o período no hospital, o chefe do executivo foi enfático que não teve tempo perdido. “Despachei de casa tocando as pautas prioritárias, como a finalização dos projetos do Bilhete Único e do primeiro Hospital da Criança. Entregamos no dia 19 a reforma e modernização do Centro Cirúrgico do Hospital Municipal Antônio Giglio. Enfim, meus secretários me surpreenderam positivamente neste período, não teve pauta encaminhada para eles e suas equipes que não foi resolvida”, comentou.
O chefe do executivo aproveitou a ocasião para compartilhar as novidades. Nos próximos 30 a 40 dias teremos muitos avanços. Vamos entregar a UTI Pediátrica no Hospital Municipal Antônio Giglio que é um compromisso de governo. Vamos ter novidades, inclusive, nas áreas de esporte e educação. Na saúde teremos a entrega, ainda esse ano, das várias Unidades Básicas de Saúde que estão em reforma. Ou seja, teremos bastante coisa boa para a cidade: o Hospital da Criança; o Bilhete Único, a creche Mundo da Criança da zona Norte, entre outras obras”, anunciou.
Lins explicou que uma vez por semana ele e a primeira-dama têm que passar em consulta com o Dr. Hugo Gregorios, que os atendeu, e que há 20 anos atua no Hospital Municipal Antônio Giglio, para avaliação. “O enxerto na minha esposa foi bem-sucedido. Findado os próximos 7 a 10 dias de reclusão, ela retoma as atividades”, informou.
Sobre a explosão ter sido intencional, o prefeito diz não ter pensado ainda no assunto. “Não parei para pensar nisso. Meu foco foi a minha recuperação e de minha esposa. Logo vou me reunir com o secretário de Segurança, José Virgulino, e daí vamos estudar os detalhes. É óbvio que isso é importante, mas repito, estou feliz por estarmos vivos. Não acredito nessa possibilidade. Prefiro acreditar que as pessoas têm coração bom, que o ser humano ama o seu próximo acima de todas as coisas. Acredito que foi um acidente e que tínhamos que passar por isso. Acabou sendo um aprendizado. Graças a Deus minhas filhas não estavam conosco no momento da explosão e estão bem”, confessou.
“A queimadura não é só dor física, ela é espiritual. Se você tiver a mente sã, se estiver fortalecido espiritualmente, você supera mais rapidamente. Sou um cara muito fortalecido na minha fé, consigo ter um controle emocional satisfatório e tudo o que passamos me ajudou a encarar isso com normalidade. Vou encarar as cicatrizes como marca de inspiração e superação. Continuo aqui, firme e forte para trabalhar ainda mais para a nossa cidade. Agradeço todo carinho recebido das pessoas, as orações e mensagens de fé, tanto nas redes sociais, como pessoalmente. Vou retribuir a vocês trabalhando ainda mais por Osasco”, concluiu.