Etarismo

Colunistas Elaine Melo

Você sabe o que significa o termo etarismo?

Com certeza você já ouviu, ou até mesmo falou inconscientemente, frases do tipo: ” Você não tem mais idade para isto!”; ” Nossa! Para a sua idade você está ótima (o)!*; ” Você é muito velha(o) para isto!”, blá blá blá…

Etarismo nada mais é, que o preconceito contra pessoas de idade avançada, discriminação baseada em “modelos” criados pela sociedade, que se baseiam em esteriótipos ligados a idade da pessoa. Uma grande bobagem!!

Dizem que com trinta você tem que estar formada, pós graduada, casada, com filhos, bem sucedida (o) em todos os campos da sua vida, e não! Não existe uma fórmula, um script a seguir que nos diga em qual idade, em qual fase das nossas vidas vamos fazer isso ou aquilo.Meu pai fez sua primeira tatuagem aos sessenta anos, se deu de presente de aniversário. Eu mesma fiz minha primeira tattoo aos trinta e oito, e quem disse que não poderíamos?! Nossa idade?! Um número?! Confesso que eu também já fui uma pessoa etarista, inclusive comigo mesma. Sempre quis voltar a estudar, mas retornar aos estudos ” na minha idade”, para mim era estranho, me sentia atrasada, afinal fomos condicionadas (o) a ser uma pessoa de sucesso aos trinta. Por muitas vezes negligenciei meus sonhos, minhas vontades, por achar que estava velha demais. Fazer uma faculdade a esta altura, me parecia loucura. Ficava calculando: vou iniciar o curso agora, vou finalizar com quarenta quatro, quarenta cinco anos, me podava. Mas e daí?! Daqui quatro, cinco anos, estarei mais velha de qualquer forma, então porque não estar mais velha, mais madura, experiente, e realizando meus sonhos?! Decidi então que a idade não poderia ser um impedimento para a realização dos meus desejos, então aos quarenta anos, retomei a faculdade.

Não permita que lhe digam que você não pode, não deve, por conta da sua idade. Nunca é tarde para nada: estudar, tatuar, amar, se divertir.

Não sei se a vida começa aos quarenta, aos sessenta, aos oitenta…A vida começa, quando você decide começar a viver, e para ser feliz, com certeza não existe idade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *