Furlan cogita candidatura a governador e cutuca prefeitos da região

O prefeito de Barueri Rubens Furlan concedeu uma entrevista na qual falou de vários assuntos, a falta de investimento estadual na região, o sonho de ser governador e a aproximação com Rogério Lins.

O segredo de fazer obras grandiosas na cidade é não pensar apenas no mandato de quatro anos, mas sim na cidade?
Tudo que o poder público faz tem que ter uma visão longínqua, de gerações. Uma obra dessa daqui vai estar aqui nos próximos 200 anos.

Porque Barueri consegue fazer essas obras sem apoio do Estado, da União, e as outras cidades da região não conseguem?
Eu não sei direito, mas as vezes falam, Barueri é rica. Não existe cidade rica no Brasil, o país é pobre e está ficando cada vez mais pobre, Há alguns anos a cidade não fazia nada, escolas deterioradas e muitas coisas paradas, eu tenho muito cuidado com tudo. Aqui em Barueri, ou em qualquer empresa, os custos aumentam a cada dia, você tem que trabalhar no inverso, todo dia tem diminuir os custos. Todos os dias, o meu primeiro expediente é com o secretário de Finanças. Nós falamos sobre entrada e saída de dinheiro. Nós planejamos para não chegar no final do ano com déficit, para não parar as obras. Nós vigiamos o planejamento da cidade todos os dias.

E o Hospital Regional em Barueri vai sair?
O secretário Estadual de Saúde vai visitar a área onde vai ser construído, o governado já deu os primeiros passos neste aspecto. Nos próximos meses, talvez nós já vamos assinar o convênio, O processo está bem acelerado. Nós daremos o terreno, mais R$ 50 milhões para a construção que é para não deixar escapar. Eu estou fazendo a minha parte para ter uma saúde regional. Barueri tem um hospital municipal bancado pela cidade e para nós atende muito bem.

Outros prefeitos da região queriam o hospital, acha que vai criar um mal estar com eles?
O prefeito de Santana de Parnaíba Elvis Cezar tentou criar um mal estar, mas eu não tenho vaidade. A minha vaidade ficou no segundo mandato, o meu terceiro mandato já não tinha mais vaidade. Eu estou no quinto, e tenho responsabilidades e vou fazer o hospital. Porque eu construí um hospital no meu mandato, porque eu fiquei vinte anos correndo atrás de um hospital e não consegui. A manutenção do nosso hospital é de R$ 180 milhões por ano. Se deixar para eles, eles não farão. O projeto de Santana de Parnaíba é de seis mil metros quadrados, o Hospital Regional tem que ter 32 mil metros quadrados de construção. Há quantos anos Jandira está atrás de um hospital de 30 leitos? E não conseguiu. O Estado não olha para gente, ou a gente se une e chuta o pau da barraca. Ou nada vai acontecer.

Porque o senhor acha que o Governo do Estado não investe na região?
Há 20 anos, eu chamei todos os prefeitos e disse vamos fazer um projeto de Desenvolvimento Regional. Cada cidade teria uma importância no processo. Eu queria fazer que a nossa região fosse importante e tivesse todos os equipamentos necessários para cuidar da Saúde, Educação. O que o Estado investe em Barueri? Fatec, Etec, Fórum foi eu que fiz. O único dinheiro que entrou foi para construção de um trecho da Via Parque (via que liga Barueri e Santana de Parnaíba). Quantos recursos do estado foram investidos na região nas últimas três décadas? Quanto tempo mais nós vamos aguentar essa inércia do governo do estado? Eu estou ajudando o estado a colocar um dinheiro aqui. Se eles assinaram um convênio conosco, eu construo o hospital.

Como será a atuação do PSDB na região nas eleições de 2020?
Eu sou candidato a reeleição, os prefeitos na maioria são candidatos à reeleição, dificilmente eu vou apoiar alguém fora de Barueri. Eu quero que os prefeitos da região me vejam como amigo. Eu não quero confusão, vou ficar recluso.

Em Osasco, o atual prefeito Rogério Lins pode ir ao PSDB, qual a opinião sobre isso?
Eu ouvi isso também, o Rogério é bem-vindo ao PSDB. É uma pessoa que está na luta e eu faço gosto que ele tenha sucesso na eleições.

Como o senhor vê a fusão entre PSDB e DEM no futuro?
No tanto que eu seja candidato a governador no futuro pelos dois. É brincadeira. Mas a minha candidatura está bem madura. Não sei se passou do ponto ou está apodrecida. Eu acho que uma dobra eu governador e o João Doria Presidente pode dar resultado. Se eu governar o Estado do jeito que eu governo Barueri. Vamos voltar a liderar o Brasil. São Paulo tem que liderar o país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here