Furlan inaugura o maior e mais moderno Fórum de toda a região


Considerado o maior e mais moderno fórum da região, passou de 3.222 metros quadrados de obra construída – baseando-se no prédio original de 1976 – para 16.408 metros quadrados. O novo prédio do Fórum da Comarca de Barueri, que abrigará aproximadamente 200 funcionários e 14 juízes


 

Numa parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, a prefeitura de Barueri cedeu o terreno e construiu o novo Fórum, um Palácio da Justiça pensado em todos os detalhes funcionais.
O antigo Fórum foi inaugurado em 1976 no Jardim dos Camargos, já não comportava o volume de processos e atendimento digno à população e também aos funcionários, juízes, promotores e advogados, ou seja, inadequado à grandeza da progressista Barueri.
Sem condições, o antigo Fórum não funcionava desde o final de 2017 e até agora, durante as obras do novo Fórum, os serviços da comarca foram provisoriamente abrigados num prédio alugado pela prefeitura na região central.
O novo prédio do Fórum inaugurado nesta quinta-feira, 25, possui 16.400 m² de construção, cinco vezes mais do anterior com 3.200 m², abrigará cerca de 200 funcionários, além de 14 juízes.
Todo cuidado foi pensado no projeto e sendo assim, há acessos separados para presos, juízes, promotores e familiares de detentos em dias de julgamentos.
E mais, os juízes poderão chegar as suas salas e locais de audiência de forma independente, utilizando elevadores e passarelas.
Sem dúvida este novo Fórum, localizado na avenida Sebastião Davino dos Reis, na Vila Porto, é o mais moderno não só da região, mas de todo o país.
Centenas de pessoas entre elas, representantes e funcionários dos três poderes, especialmente da Justiça, prefeitos, vereadores, advogados, prestigiaram o evento. Na abertura, execução do Hino Nacional pela Banda da Guarda Civil Municipal.

Manoel de Queiroz Pereira Calças e prefeito Rubens Furlan

Juíza Anelise Soares
diretora do Fórum
“Há anos é esperado esse momento, abrigar com dignidade os servidores da justiça e a população. O que parecia distante hoje é celebrado graças à boa vontade de homens que realizam, empreendem. Entre eles não podíamos deixar de nominar o prefeito Rubens Furlan. Receba nosso muito obrigado por ser empreendedor, por ser disposto a nos ajudar, aumentando o orgulho de todos os funcionários. Barueri 270 mil habitantes e com uma população flutuante semelhante, merecia um atendimento prioritário, inclusive do judiciário. ”.

Marcos Mendes Lyra
promotor público de Barueri
“Qual a razão desse prédio tão imponente ao custo de 70 milhões? Resposta: ideal republicano. Estarem juntos estado e municípios construindo uma sociedade livre, justa e solidária, reduzindo a desigualdade, a pobreza e a má alimentação”.

Rubens Furlan
prefeito de Barueri

“Os poderes executivo e legislativo estão sempre em evidência, nunca é mencionado o poder judiciário, ele trabalha em silêncio e é ele que está colocando o nosso país nos trilhos. O que estamos fazendo aqui é realizar o sonho da população. E esse sonho Deus me deu a honra de ser esse executor. O presidente do Tribunal, Manoel de Queiroz se dispôs a nos ajudar a ampliar os serviços da justiça em Barueri. Agradeço também ao Ministério Público que tem nos ajudado em nossa administração. Afinal, somos todos funcionários públicos dos três poderes. Quero que todos saibam do esforço que estamos fazendo para o Brasil ser melhor do que é. Tenho esperança que, antes de passar desse mundo, com o apoio do poder judiciário, teremos uma Brasil com que sonhamos.”.

Paulo Dimas Mascaretti
secretário da Justiça e Cidadania do Estado e representando o governador João Doria
“Esta é uma manhã especial, quando reunimos aqui os três poderes, principalmente a família forense de Barueri. Estive aqui em 2017 como presidente do Tribunal e o prefeito Furlan tinha nos olhos o mesmo brilho de hoje. Parabéns ao povo de Barueri. Depois da tempestade que passou o Brasil, vamos chegar num porto seguro. Nosso governador manda um abraço. Aqui é um espaço do povo, espaço do cidadão. Temos orgulho dos juízes de São Paulo. ”.

Manoel de Queiroz P. Calças
presidente do Tribunal de Justiça do estado de São Paulo
“Hoje aconteceu uma cerimônia republicana. Tivemos aqui uma lição de cidadania e de boa gestão do poder público. Inauguramos uma moderno fórum numa histórica comarca, que hoje representa um dos maiores PIBs do Brasil e com grande desenvolvimento tecnológico. Neste local vamos servir o povo com serviços de alta qualidade, num espaço adequado e com segurança. Muito obrigado a Barueri por cumprir a Constituição Federal, aplicando recursos públicos em prol dos interesses da população”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here