Gestão de planejamento de obras utilizando métodos OKR “Objetivos por Resultados Chaves” Uma ferramenta eficiente para atingir os resultados

Geral

Por – Diego Gregório Silveira (*) – Engenheiro Civil

llProvavelmente você já executou este método, mesmo que parcial ou na sua totalidade e não se deu conta, desta ferramenta eficiente para o gerenciamento do seu projeto, o OKR (Objectives and Keys Results) “Objetivos por Resultados Chaves” foi criado pelo Norte Americano Andy Grove na década de 70, época em que ele atuava como CEO da Intel. Este método consiste em alcançar o objetivo, através de resultados chaves com foco em metas e controles a serem atingidos. Grandes empresas como Google, Amazon, Adobe, LInkedin, Microsoft, Twitter, dentre outras utilizaram os OKR a fim de atingir suas metas no curto prazo, tornando as assim mais competitivas em um cenário totalmente volátil, incerto, complexo e ambíguo conhecido por “Mundo VUCA”, conceito criado nos Estados Unidos no final da década de 80, pós-guerra fria.
Crescimento exponencial no Brasil para a construção de Galpões
Em um cenário cada vez mais competitivo, com prazos arrojados e obras com orçamentos milionários, as construtoras tiveram que se reinventar para manter as entregas dos projetos dentro do prazo, custo e qualidade. Tornou se pratica a construção de galpões na modalidade BTS “ Built to suit” construção sobe medida para um cliente final, momento em que o mercado de construção de galpões cresceu exponencialmente nos últimos anos, onde segundo dados da revista “Building” publicado em janeiro de 2022 o país teve mais de 1 milhão de m² de construção de galpões logísticos no 4T/2021, um recorde, um volume próximo desta proporção havia acontecido no 1T/2016, na qual foi atingido a marca de 795 mil m² de área construída.

Gerenciamento de metas e resultados na produção de obras utilizando o método OKR
Com desafios cada vez maiores tornou se imprescindível gerenciar os projetos com metas e estratégias bem definidas. Com isso os objetivos e resultados chaves são essenciais para definir metas a curto prazo, realizando o monitoramento trimestral, mensal, quinzenal ou até mesmo mensal. Para a utilização das OKR é necessário que todos os envolvidos tenham metas bem definidas com os mesmos objetivos. Abaixo temos um modelo de OKR bem definido para realização das metas.

Acima, de forma exemplificada foi demonstrado como deve ser realizado a definição dos objetivos e resultados chaves, as metas a serem alcançadas devem ser de conhecimento de todos os envolvidos, esta interação é de extrema importância para que o mesmo foco seja aplicado e não dispersem nos entregáveis a serem alcançados. Os objetivos devem ser claros para que não haja dúvida no caminho a ser seguido, as chaves devem ser bem definidas, conectadas aos objetivos estabelecidos, onde todas as etapas devem ser monitoradas e controladas para que se obtenha o resultado a ser alcançado. Os resultados chaves podem ser divididos em vários resultados chaves lincados ao objetivo. O monitoramento e controle é de extrema importância para que ocorra o sucesso das OKR, e elas podem ser redefinidas no andamento do processo para que se cumpra o objetivo final.
As OKR’s tornaram se uma ferramenta importante para realização das metas em curto prazo de maneira agressiva.

(*)Diego Gregório Silveira é Diretor de Patrimônio da AEAO, Administrador de Empresas/ Engenheiro Civil/ Pós-graduado em Gestão de Projetos/ Pós-graduando em Gestão de Pessoas, Carreiras e Lideranças.
Lembrete: Para serviços técnicos, contrate sempre um profissional habilitado e exija a emissão da ART – Anotação de Responsabilidade Técnica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.