Esta semana a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo prorrogou a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe), ampliando a aplicação do imunobiológico em todos os públicos a partir do dia 12 de julho (segunda-feira). A imunização ocorrerá até que haja doses disponíveis.
Pelo calendário oficial, a campanha dos públicos prioritários seria encerrada nesta sexta (dia 9), mas com a baixa adesão da população, as doses remanescentes poderão ser destinadas a todos a partir dos seis meses de vida.
Em Barueri, o público que mais foi vacinado nessa campanha foram as crianças de seis meses a menores de seis anos. Mesmo assim, a cobertura ficou aquém da meta de 90% definida pela Secretaria Estadual de Saúde, conforme explica a coordenadora de Vigilância em Saúde do município, Rosana Perri Andrade Ambrogini.
“Considerando os registros do SI PNI (Programa Nacional de Imunizações), até o dia 5 de julho foram imunizadas 60.799 pessoas, sendo que o grupo prioritário que mais vacinou foram as crianças de seis meses a menores de seis anos, com a aplicação de 21.537 doses, correspondendo a 77% da cobertura vacinal esperada para este grupo”, esclarece Rosana.
No Estado, conforme balanço realizado na última segunda-feira (dia 5), foram aplicadas 8,4 milhões de doses da vacina contra o vírus da Influenza no público-alvo. Isso corresponde a 45,9%. Somente os indígenas foram 100% vacinados, os demais públicos tiveram cobertura inferior a 65%.
“A imunização contra gripe é de grande importância para auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico diferencial entre a Covid-19 e a Influenza, uma vez que os sintomas das duas doenças são semelhantes, tais como febre, tosse e cansaço. Se a pessoa tiver tomado previamente a vacina da gripe, o diagnóstico de Covid-19 se torna mais assertivo, minimizando risco de adoecer e morrer dos grupos prioritários, além de reduzir o impacto nos serviços de saúde que já se apresentam sobrecarregados em razão do grande número de pacientes Covid suspeitos e/ou confirmados”, pontua a coordenadora da Vigilância.
Contraindicações
Quem foi vacinado contra a Covid-19 também deverá ser imunizado contra o vírus da gripe, mas deve aguardar ao menos o período de 14 dias entre uma vacina e outra.
Apenas crianças com menos de seis meses de vida e pessoas com histórico de reação alérgica intensa aos componentes da vacina da gripe têm contraindicação.
Etapas da campanha
A campanha de vacinação contra a gripe foi dividida em três etapas: a primeira iniciou em 12 de abril e foi voltada a crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas e profissionais da saúde; a segunda começou em 11 de maio, destinada a idosos e professores; já a terceira e última etapa, iniciada em 9 de junho, incluiu pessoas com comorbidades e com deficiência, caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo, profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.
Locais de Vacinação em Barueri
Região Leste:
– UBS Armando Gonçalves de Freitas – das 7h às 21h
Rua Padre Cícero Romão Batista, 271 – Parque Imperial
– UBS Amaro José de Souza – das 7h às 21h
Rua Petrolina, 178 – Jardim Mutinga
– UBS Maria Magdalena Macedo – das 7h às 17h
Rua do Desterro, 30 – Jardim Santa Cecília
– UBS Benedito de Oliveira Crudo – das 7h às 19h
Rua Carlos de Campos, 82 – Vila Boa Vista
– UBS José Francisco Caiaba – das 7h às 17h
Av. da Aldeia, 230 – Nova Aldeinha
Região Oeste:
– UBS João de Siqueira – das 7h às 17h
Rua Canal da Mancha, 259 – Jardim Reginalice
– UBS Pastor José Roberto Rossi – das 7h às 19h
Rua Santo Antônio, 21 – Jardim Califórnia
– UBS Drª. Elisabete Izilda Duleba – das 7h às 17h
Rua Paraíso, 101 – Chácaras Marco
– UBS Pedro Izzo – das 7h às 21h
Rua Evereste, 26 – Jd. Esperança
– CRAS Jardim Belval – das 7h30 às 16h30
Rua Casemiro de Abreu, 329 – Jardim Belval
– UBS Drª. Katia Kohler – das 7h às 19h
Rua Maria de Fátima, 551 – Engenho Novo
Região Sul:
– UBS Raquel Sandrini Ruela – das 7h às 17h
Rua Giovani Atillio Tolaine, nº 37 – Jardim Maria Helena
– UBS Maria Francisca de Melo – das 7h às 19h
Estrada dos Pinheiros, 523 – Parque Viana
– UBS Hélio Berzaghi – das 7h às 21h
Av. Marginal Direita, 486 – Jardim Paulista
– UBS Julio Lizart – das 7h às 19h
Rua Orinoco, 137 – Vale do Sol
– UBS Vince Nemeth – das 7h às 21h
Rua Britânia, 165 – Jd. Silveira
– UBS Edini Cavalcante Consoli – das 7h às 19h
Rua João Cabral de Melo Neto, 66 – Jd. Tupan
– UBS Adauto Ribeiro – das 7h às 21h
Av. Zélia, 950 – Parque dos Camargos