Foto: Lourivaldo Fio
A programação do Outubro Rosa – mês dedicado à conscientização sobre o Câncer de Mama – do Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB) segue com diversas atividades tanto para os pacientes quanto para os colaboradores da unidade.
Na última semana, o médico mastologista e ginecologista Paulo Tenório esteve na unidade para realizar a palestra “Desvendando o Câncer de Mama”, com o objetivo de conscientizar a população a respeito dos sinais e sintomas que a doença causa.
Atuando há mais de duas décadas na área de saúde da mulher, Paulo Tenório alertou sobre a importância de associar um estilo de vida saudável à realização de exames clínicos e do autoexame.
“Focamos em atividade física e alimentação, mas é mais do que isso: é nos outros setores da vida. Como está seu sono, seu estresse, seu relacionamento com outras pessoas? O que vai impactar nas chances de ter câncer de mama e os resultados é o estilo de vida”, disse o médico.
Somente até setembro deste ano o HMB já realizou 1.230 consultas oncológicas ambulatoriais, tendo 75 pacientes em tratamento de quimioterapia ativo. Com relação especificamente ao câncer de mama, são cerca de 50 pacientes que já encerraram as sessões de quimioterapia, mas que mantêm um acompanhamento periódico durante o tempo de remissão da doença.
Novas atividades de conscientização estão programadas para acontecerem ao longo do mês no Hospital.
“A detecção precoce permanece fundamental para a taxa de cura do câncer de mama. Portanto, a realização regular do autoexame, que chamados de autoconhecimento, e do exame clínico é essencial”, completou o profissional, destacando a importância de estar atento a sinais como retração do mamilo, alteração na pigmentação da pele da mama e presença de nódulos fixos, geralmente assintomáticos.