A ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) para rendimento de até R$ 5 mil pode livrar 74% dos metalúrgicos de Osasco e região da mordida do leão. O levantamento, realizado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), aponta que 34.915 trabalhadores da categoria seriam beneficiados, caso a medida seja aprovada. Esse percentual representa 74% dos metalúrgicos da região atendidos pela Subseção do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco.
Atualmente, a categoria conta com 46.923 metalúrgicos, e 46% desses trabalhadores já são isentos do pagamento do IR. A ampliação da faixa de isenção representaria um alívio ainda maior para muitos, pois mais de 13 mil metalúrgicos não precisariam mais pagar o imposto. Além disso, cerca de 6 mil trabalhadores que ganham até R$ 7.350 também seriam beneficiados, recebendo uma isenção parcial.
Entre os municípios da base de atuação do Sindicato, os maiores percentuais de isenção serão registrados em:

Impacto nas Cidades da Região
O estudo mostrou que os maiores percentuais de isenção do Imposto de Renda seriam registrados em municípios como Osasco, Barueri, Carapicuíba, Taboão da Serra, Itapevi, Embu das Artes, entre outros da região. A medida pode representar um grande alívio financeiro para os metalúrgicos dessas localidades, especialmente em tempos de desafios econômicos.
Posicionamento do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, Gilberto Almazan (Ratinho), comemorou os números e destacou a importância da medida. “O levantamento é muito claro: a ampliação da isenção vai beneficiar a grande maioria dos trabalhadores da nossa categoria. Com a medida, teremos mais de 13 mil metalúrgicos que não precisarão mais pagar o IR, e cerca de 6 mil terão um desconto considerável”, afirmou.
Além disso, a proposta de ampliação da isenção de impostos se alinha aos esforços do sindicato para garantir melhores condições para os trabalhadores e reduzir os impactos econômicos negativos na vida de quem mais precisa.

