Moradora de Alphaville é uma das principais empresárias de tecnologia do Brasil

Capa Correio 2

Cada vez mais, muitas mulheres vêm desbravando territórios mercadológicos que antes eram apenas dominados pelos homens. Hoje, muitos destes já tem grandes mulheres a frente e que transformam a realidade do mercado profissional. Empresas de sucesso mostram como a representação feminina nos cargos mais altos da hierarquia corporativa ainda é inexpressiva, como no caso de CEOs Mulheres.

Por mais que falemos sobre transformações tecnológicas e sociais, em muitos dos artigos publicados, a questão da igualdade de gênero parece ainda ser um assunto muito pertinente a se discutir, mas já de expressivo sucesso.

Fernanda Delboni é uma Tecnology Business Woman, atua como Diretora Executiva da Techsocial, é membro do Conselho Fiscal do Banco Pérola e há alguns anos vem liderando movimentos importantes a respeito do empoderamento feminino. Por meio de suas ideologias e reflexões, busca promover o despertar para assuntos relevantes, como o dia a dia de mães, empreendedoras, mulheres reais e fortes. Ela também tem como foco, a inserção e posicionamento de mulheres na Tecnologia e Sustentabilidade.

“Ainda há muito espaço para mulheres na ciência e tecnologia”. Os números nos surpreendem muito, ainda, no Brasil. “Apenas 25% dos cargos em TI são ocupados por mulheres (YouthSpark, Microsoft)”, segundo Fernanda.

Nascida no interior de São Paulo, cresceu em uma usina de cana. Não era herdeira não!

Sua mãe, uma mulher sozinha, guerreira, como milhares de mulheres por todo Brasil,  sempre acreditou que a educação faria a diferença. Fernanda, mesmo com poucas oportunidades, criada em meio aos colonos, desde menina observava as dinâmicas sociais e impactos ambientais promovidos pelo ciclo do etanol e açúcar. Determinada e visionária, já sabia, que um mundo novo poderia estar nascendo, aquela realidade não poderia se perpetuar.

Foto: André Barnabé

Ela é cristã, mãe do Bento e da Amora, hoje concilia a maternidade e a realização profissional. Fernanda acredita que “qualquer indivíduo pode ser o que ele quiser ser, por meio de muita determinação, educação, trabalho sério, respeito profundo pelas outras pessoas e qualquer ser vivo, e muita, muita fé em Deus”.

Foi a observação dessas circunstâncias que a levaram para a área da sustentabilidade, e depois para a tecnologia, justamente porque entendeu que só por meio da INOVAÇÃO as melhores práticas socioambientais parariam de pé.

Para descobrir quais são as qualidades que levam essas mulheres à elite da liderança corporativa, algumas conclusões ajudam a compreender o perfil e as características destas mulheres que chegaram ao topo da hierarquia corporativa. Dentre elas: Tornar-se CEO não era o objetivo da maioria, ao contrário elas estavam mais concentradas em atingir metas e fechar novos negócios do que em avançar na carreira; Resiliência, visão estratégica, autoconsciência, coragem e assumir riscos; A possibilidade de gerarem impactos positivos para a empresa e seus funcionários. Características femininas.

Fernanda co-criou marcas tecnológicas como o Sym, de propriedade da Techsocial, voltado a integração de múltiplos processos de gestão, com tecnologia totalmente em Cloud Computing, adaptável a outros softwares de gestão e com UX intuitivo e agradável, entre outras soluções em sua cadeia de produtos capazes de promover a transformação digital de todo e qualquer negócio, porte ou segmento.

Além disso, Fernanda atuou por 10 anos na Keyassociados Soluções Sustentáveis, liderando a identificação de negócios em sustentabilidade e desenvolvendo projetos de Organizações Sustentáveis e Responsabilidade Social Empresarial. Como uma líder nata, também comandou outros projetos de desenvolvimento de modelos de gestão baseados em indicadores de desempenho para a sustentabilidade, células estratégicas de gestão e implementação de Sistemas de Gestão baseados em normas prescritivas e certificáveis, além de alguns selos próprios reconhecidos pelo mercado.

Agora ela e outras mulheres de sucesso participarão de um reality sobre Empreendedorismo. Uma oportunidade de conhecermos mais sobre estes negócios, e sobretudo as essas mulheres que brilham a frente de grandes empresas de sucesso.

 

1 thought on “Moradora de Alphaville é uma das principais empresárias de tecnologia do Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *