O que essa árbitra de Osasco tem a ver com as brasileiras no Mundial de Ginástica Rítmica na Bulgária?

Esportes Márcio Silvio

Mais uma assinatura importante na carreira de Maria da Conceição, árbitra internacional de ginástica rítmica e mentora da modalidade em Osasco. A Confederação Brasileira de Ginástica cria o Programa de Treinamento Controle, serviço exclusivo para a seleção brasileira – Individual e Conjunto.

Esse programa monta um ambiente simulado de competição, ferramenta importante para as atletas terem mais do cenário internacional. No início do mês, a árbitra formou com mais sete colegas para a função – a CBG tinha como pontual a Copa do Mundo, evento que acontece a partir de hoje em Sófia, Bulgária.

Então, no comecinho de março o olhar da arbitragem pesou sobre as estrelas Natália Gáudio, Bárbara Domingos, Ana Luísa Neiva e Andressa Jardim, todas do Individual – essa avaliação foi ao vivo para os árbitros online; as meninas do Conjunto foram por vídeo. No entanto, em ambas situações o programa de simulação teve o mesmo procedimento.

A partir das notas e observações de Maria da Conceição e de todos os outros árbitros, o corpo técnico da seleção passou a trabalhar o elenco – nos dias 12 e 13 houve a segunda simulação. No caso de Nati Gáudio e Babi Domingos, muito valioso porque hoje elas estão na Bulgária devidamente preparadas pelo programa de arbitragem e vão com tudo na Copa do Mundo.

Não fica nisso para Maria da Conceição, pois o serviço tem sequência no próximo semestre com o Pan-americano que chega ao peso de Pré-olímpico. Ainda sobre os árbitros nesse programa inédito da ginástica rítmica, a mentora de Osasco formou com Ana Carolinna, Ana Hasse, Anita Inês, Célia Paes, Ellen Vivian, Juliana Coradine e Maria Vital; coordenação de arbitragem para Leonardo Palitot e Márcia Aversani gerencia o projeto.

 

BRASILEIRO EM OSASCO
Seleção à parte, a Confederação Brasileira de Ginástica crava Osasco para o primeiro torneio presencial. Isso mesmo, desde março do ano passado, somente agora as atletas de todo País recebem a notícia que não será online.

O Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica está agendado para 12 a 15 de agosto, abrindo a temporada presencial da confederação. E para a ginástica artística que também é muito forte em Osasco, a Federação Paulista anuncia o Troféu São Paulo em 12 de junho. Repetindo, tudo presencial. (M.S.)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *