Osasco supera desafios e mantém desenvolvimento e promoção social

Destaque Política

Em que pesem os desafios enfrentados pela cidade em 2020, em razão do início da pandemia do coronavírus, o prefeito de Osasco, Rogério Lins, não mediu esforços para fazer com que em 2021, primeiro ano do segundo mandato de seu governo, o planejamento fosse mantido de forma a garantir que a cidade siga no caminho do desenvolvimento econômico e promoção da justiça social.


O primeiro passo foi garantir que a saúde dos osasquenses estivesse entre as prioridades. Para isso, Lins agiu rápido para evitar que em função da pandemia o sistema de Saúde entrasse em colapso. Rogério Lins investiu em equipamentos e novos leitos para atender pacientes de covid-19.


Assim, promoveu a reforma e ampliação de unidades e criou novos leitos, como nos prontos-socorros Osmar Mesquita (Helena Maria), Santo Antônio e Jardim D’Abril, para garantir qualidade e eficiência no atendimento. Esses locais se transformaram em Centros de Terapia Intensiva (CTIs) e receberam equipamentos modernos.


Embora esses espaços já não estejam mais voltados a casos específicos de covid, toda a estrutura foi mantida para os atendimentos de rotina, ampliando consideravelmente a rede de saúde a serviço da população. O Hospital Municipal Antônio Giglio, por exemplo, recebeu 30 novos leitos que agora estão atendendo munícipes que enfrentam outras doenças.
Paralelamente a essas ações, Rogério Lins desencadeou uma ampla operação para garantir a vacinação dos munícipes, por meio de drive-thrus e mega-pontos, reforçando assim o trabalho realizado nas UBSs e nos dois Centros de Atenção ao Idoso (Presidente Altino e Km 18).


Ainda na área da Saúde, está sendo construído no Jardim Piratininga (Avenida Getúlio Vargas) o Hospital da Criança e da Mulher. A unidade terá 3 pavimentos, 3 salas de Centro Cirúrgico, 10 leitos de UTI, 6 leitos de Enfermaria, 10 leitos de Enfermaria de lactante, Setor de Aleitamento Materno, 8 leitos de Enfermagem Cirúrgica, 8 leitos de Enfermagem de Adolescentes, 8 consultórios, Emergência, salas de Raio X e Tomografia, entre outros.


Na Educação, a partir do início do próximo ano a cidade passará a contar com a segunda unidade do Mundo da Criança da Zona Norte, também no Jardim Piratininga. A unidade escolar terá 1.200 vagas de creche, o que a transforma na maior creche do país. A primeira unidade, no Jardim das Flores, foi entregue em 2019.
As escolas municipais também estão passando por reformas desde o ano passado e passaram a contar com lousas digitais. Também foi criada a plataforma digital “Escola em Casa”, para que as crianças pudessem estudar e fazer as atividades escolares em casa durante a fase aguda da pandemia.


Outra preocupação do prefeito Rogério Lins refere-se à recuperação da economia. Por isso manteve a atenção voltada para a empregabilidade e geração de renda. Para tanto, estimulou por meio de políticas fiscais a vinda de novas empresas para a cidade, sobretudo as do setor de tecnologia. Este ano, por exemplo, vieram para Osasco a Uber e a 99, que se juntaram às de outros segmentos, como iFood, Rappi e Mercado Livre.


Na área da segurança, o prefeito anunciou a abertura de concurso para a contratação de novos guardas municipais para reforçar a corporação, que hoje conta com cerca de 400 servidores, afinal foi no início de seu primeiro governo que investiu pesado em segurança pública, dobrando o efetivo, alugando viaturas, dotando a tropa de armamentos e criação de equipes especializadas. Além disso, implantou o COI (Centro de Operações Integradas) para o monitoramento das câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade. Sua meta é ampliar a segurança da população.

Nova Iluminação
Mas não é só isso. O governo Rogério Lins está dando seguimento ao programa Cidade Iluminada, com a instalação de novas luminárias LED em diversos bairros da cidade, entre eles Novo Osasco, Padroeira, Veloso, Munhoz Jr., Jardim Roberto e Vila Menck. A ação prevê a implantação em vias públicas de 24.850 luminárias LED em substituição às atuais (multivapor) e outras 2.500 luminárias decorativas em praças, parques e áreas externas de prédios municipais.
Do total previsto em contrato, já foram instaladas 22.880 luminárias em vias públicas da cidade (falta instalar outras 1.970) e outras 1.009 decorativas em praças parques e áreas externas de prédios públicos (nesses locais faltam instalar outras 1.491). Cerca de 87% do contrato encontra-se executado e, ao final da implantação de 100% do programa, aproximadamente 90% do parque de iluminação do município estará com luminárias LED instaladas.
O programa visa atender exigências fundamentais do usuário, como a redução de acidentes noturnos e mais facilidade no fluxo do tráfego, além da economia de recursos, já que esse modelo reduz em até 30% o consumo de energia. O custo de manutenção também é menor, porque as lâmpadas LED têm vida útil maior, o que evita trocas constantes.

Melhores condições de rodagem
Ruas e avenidas da cidade também estão sendo recapeadas graças ao programa Asfalto Novo. Cerca de 300 quilômetros de vias (546 ruas/avenidas) já receberam nova pavimentação. Entre os bairros contemplados estão Jardim Umuarama, Jardim D’Abril, Novo Osasco, Jardim Ipê, Quitaúna, Jardim Bussocaba, Jardim Rochdale, Jardim Mutinga, Helena Maria e Ayrosa. Em alguns deles houve a implantação de novos semáforos, placas e sinalização de solo.

Os desafios

Rogério Lins sabe que há muito por fazer, mas reforça que a cidade sofreu uma transformação, com investimentos em habitação, saúde, segurança, infraestrutura, educação e assistência. “Vamos avançar muito mais com a entrega do Hospital da Criança e da Mulher; da maior creche do país; da conclusão da operação integrada do Jardim Rochdale, o maior investimento contra enchentes em nossa cidade. Osasco é a cidade do futuro”, diz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *