A ação da Secretaria de Serviços e Obras, através da Diretoria Geral de Gestão de Resíduos (DIGRES), fez parte da programação da Semana Lixo Zero 2023 e fortalece a relação da administração com o meio acadêmico
Entre os dias 21 e 28 de outubro, a prefeitura de Osasco promoveu a Semana Lixo Zero 2023. No calendário oficial do município desde 2021, essa foi a terceira edição realizada pela Secretaria de Serviços e Obras (SSO), com a coordenação da Diretoria Geral de Gestão de Resíduos (DIGRES).
A extensa programação incluiu o início da coleta seletiva em um condomínio da região central, evento de abertura na ETEC Dr. Celso Giglio, encontro com profissionais da saúde, e até um Flash Mob no calçadão da Rua Antônio Agú.
Um dos principais objetivos da Semana Lixo Zero é promover o debate e a reflexão acerca dos modos de consumo, sobre a geração excessiva de lixo, e acerca da gestão e manejo correto dos resíduos produzidos pela sociedade. De acordo com a DIGRES, na edição de 2023 ganhou destaque o manejo dos resíduos dos serviços de saúde (RSS).
Oscar Buturi, arquiteto e Diretor da DIGRES, explica: “A ênfase nos resíduos dos serviços de saúde, conhecido por muitos como lixo hospitalar, foi uma decisão da Câmara Técnica setorial do COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. Trata-se de um tema pouco conhecido da população, mas, extremamente importante para a saúde e o meio ambiente”, destacou Buturi.
Baseada nessa diretriz, a programação de atividades contou com inúmeras palestras em escolas profissionalizantes com o tema: Resíduos Sólidos nos Serviços de Saúde – um compromisso com a saúde e o meio ambiente. Para Ludmila Vitor, assessora da DIGRES e palestrante, os ganhos são coletivos. “Há uma grande necessidade de conhecimento específico acerca do gerenciamento e manejo dos resíduos dos serviços de saúde, inclusive entre os profissionais do setor. Nosso objetivo é construir parcerias para facilitar o acesso à informação e, com isso, todos ganham; a cidade, a prefeitura, os estabelecimentos de saúde, os profissionais e o meio ambiente”, comentou Vitor.
De acordo com Marcelo Brasques, coordenador da Escola de Enfermagem Clara Luz, a parceria com a prefeitura é muito produtiva. “Nós, do curso técnico em Enfermagem da Escola Clara Luz somos gratos à Secretaria de Serviços e Obras pela palestra ministrada aos nossos alunos durante a Semana Lixo Zero. Recebemos de forma clara e didática informações de suma importância sobre todo processo de destinação do lixo hospitalar, assim como toda a organização dos aterros sanitários, o que, sem dúvida, para nossos alunos fará muita diferença no exercício da profissão de Técnicos de Enfermagem”, concluiu Brasques.
A semana Lixo Zero entrou para o calendário oficial do município de Osasco por meio da Lei Nº 5.128/2021 e, desde então, a prefeitura tem incentivado o debate acerca da economia circular, e da gestão e manejo correto dos resíduos sólidos urbanos.