Parque Glauco Vilas Boas terá estação de tratamento de esgoto

Cidades

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, concluiu o desassoreamento dos dois lagos do Parque Glauco Vilas Boas (Jardim Três Montanhas), na zona Norte. A obra faz parte do projeto de revitalização do local. Os lagos ainda passarão por processo de descontaminação, através do uso de técnica conhecida como “nano bolhas. O serviço será feito pela Sabesp em parceria com o município.
De acordo com a Companhia de Saneamento do Estado, o uso do equipamento para a descontaminação ocorrerá somente após a limpeza total do lago e da instalação do coletor tronco e uma Estação de Tratamento de Esgoto em uma das extremidades do parque.
Segundo a Sabesp, as redes de esgoto do bairro já foram instaladas. No momento está sendo construído, no interior do parque, o coletor tronco, que vai encaminhar os efluentes até a estação de tratamento. Esta etapa deve ser concluída até o dia 15 de agosto deste ano.
A empresa também informou que já concluiu a fase de licitação para instalação da estação de tratamento e que agora entra a fase de licenciamento ambiental e montagem de equipamentos. A previsão é de que a estação  entre em funcionamento em dezembro de 2019.
A Prefeitura também fará a revitalização do parque, com a instalação de pista de caminhada, academia ao ar livre, playground, arborização e paisagismo, com o plantio de 11 mil metros de grama. Aos poucos, moradores do Três Montanhas e bairros vizinhos estão retornando ao local para caminhadas e contemplar a natureza. Com a retirada de iguapés e outros tipos de vegetação da água, algumas aves voltaram a frequentar o lago. O parque foi criado em 2012.
“Quando era menina tomava banho nas margens do lago. Havia até uma cachoeira. É bom ver que está sendo despoluído. Tomara que em breve a gente possa voltar a ver essa água limpa. Mas os frequentadores também precisam ter consciência de não largar sujeira no local”, opinou Deise Santana, 43 anos.
A estudante Ana Alencar, 25 anos, está ansiosa para ver o “novo parque” à disposição dos moradores. “Torço para que vire o melhor parque de Osasco, para compensar todo esse investimento que está sendo feito. Era a nossa única opção de lazer por aqui. Quando for reaberto, é bom a prefeitura instalar câmeras de segurança, reforçar o policiamento no entorno, colocar vigia 24 horas, melhorar o cercamento do parque, e espalhar vários pontos de iluminação para que as pessoas possam frequentar à noite. Está tudo às escuras. Roubaram fios e lâmpadas”.
O assoreamento ocorreu em dezembro de 2017 após incêndio em galpão de uma empresa do ramo alimentício, situada em terreno acima do nível do parque. Durante o serviço de rescaldo, parte dos resíduos foi parar no interior dos lagos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *