Prevenção

Colunistas Sem Mordaça

O projeto de lei 349/2017 apresentado pelo vereador de Osasco Pelé da Cândida aprovado em segunda discussão, na sessão ordinária do último dia 25 de maio e encaminhado para sanção ou veto do prefeito Rogério Lins, é digno de aplausos. Caso seja transformado em lei, será obrigatório a permanência de ambulância com condutor e profissional de saúde em todas as unidades hospitalares das redes privada e pública, prontos socorros, unidades básicas de saúde e nos eventos em que haja grande concentração de pessoas, o que obrigaria a prefeitura adquirir ou alugar dezenas de ambulâncias e contratar outro tanto de funcionários.

Cadê o avião?

Em 07 de janeiro de 1910 o morador de Osasco, onde hoje é o Museu Municipal na Avenida dos Autonomistas, Dimitri Sensaud de Lavaud, engenheiro, inventor e aviador, com o seu aeroplano São Paulo, realizou na então Vila Osasco, o primeiro voo da América Latina. Para homenagear um dos episódios mais marcantes da história da cidade, a prefeitura programou uma rampa no bulevar em frente ao Paço Municipal onde seria colocada uma réplica do referido aeroplano. A rampa foi edificada mas até agora, dizem por problemas jurídicos, o espaço está vazio.

Terrão nunca mais
Osasco no terceiro milênio. O futebol amador em Osasco num passado não muito distante, era praticado por milhares de pessoas, principalmente nos finais de semana e também por alunos de escolinhas de futebol envolvendo centenas de crianças e adolescentes, em campos de terra e desprovidos de quaisquer melhorias, entre elas, vestiários decentes, iluminação, alambrados e outros. Mas agora o tempo é outro, os “terrões” já foram ou estão sendo revitalizados com gramado sintético, alambrados, vestiários, iluminação, paisagismo, bancos de reservas, sistema de drenagem, pintura e pista de caminhada quando possível, valorizando, dignificando e beneficiando não só os esportistas mas a comunidade próxima a cada uma das praças esportivas restauradas. O esporte é vida, saúde e lazer. Nos governos anteriores foi dado o pontapé inicial nas praças esportivas do SENO, Vila Izabel, Vila Menck, Vila dos Remédios e Conceição mas no governo Rogério Lins este programa de investimento aos esportistas e comunidades foi ampliado e já foram contemplados os seguintes campos de várzea: Campo da Ford (Presidente Altino), Ayrosa, Corintinha da Vila Yara, São Pedro, Petrolhão, Metalúrgicos, CSU, Savica. Em breve Rogério Lins inaugurará os campos do Pestana, Eucalipto, Escrefo e Sete de Setembro e também seguirá com o projeto de modernidade do campo do Jardim D´Abril.

Olho no trono
Ainda é cedo para alguma definição já que as eleições municipais só acontecerão em 2024. Porém as especulações nos bastidores acontecem e as apostas são sobre quem o prefeito de Osasco Rogério Lins irá apoiar para concorrer a prefeito. Entre os possíveis indicados são citados Ana Paula Rossi, Gelso Lima, Pedro Sotero, Sergio Di Nizo e Ribamar Silva.

Fake News?

Notícias que correm pelos bastidores podem ser falsas ou serão verdadeiras? Uma é de que o prefeito Rogério Lins pode mudar de partido, deixando o PODEMOS e filiando-se ao PSDB. Outra é que Aline Lins, esposa do prefeito e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Osasco, poderá ser candidata a deputada estadual numa dobradinha com Ribamar Silva, a federal, nas eleições de 2022.

Troca-troca
Aproxima-se o término dos seis primeiros meses do segundo governo do prefeito Rogério Lins e com isso, as tão comentadas mudanças no primeiro escalão do prefeito podem ocorrer já no início do segundo semestre, com alguns secretários municipais mudando de pastas e provavelmente outros pegando o boné, numa grande reformulação em prol da governabilidade e desenvolvimento de Osasco.

Estelionatário
O nosso país está cheio de maus brasileiros e a impunidade parece impulsionar o aumento da criminalidade. O auxílio emergencial criado pelo governo federal para amenizar o drama de milhões de brasileiros, vítimas do desemprego e das conseqüências da epidemia da covid-19, está também sendo utilizado por pessoas que não se enquadram nas exigências legais para receber o auxílio e ainda por bandidos, que se utilizam do CPF de outrem para abocanhar a ajuda do governo brasileiro. E esta situação foi comprovada em nossa própria família quando da Declaração do Imposto de Renda, com o CPF de um membro sendo identificado como beneficiário do auxílio emergencial em 2020 e recebendo do Ministério da Cidadania R$ 3.600,00. A Caixa Federal está sendo informada do ocorrido para as devidas providências.

Conta salgada

Na sessão ordinária da última terça-feira (8) da Câmara Municipal de Osasco, os vereadores aprovaram por unanimidade a Moção de Repúdio, de autoria do vereador Batista Comunidade (Avante), á empresa Enel Distribuição São Paulo – concessionária de distribuição de energia em virtude do aumento exorbitante da tarifa de energia elétrica no meio à pandemia da Covid-19. Esse é um preço que infelizmente pagamos por empresas que detém o monopólio, isto é, não há concorrentes e sem concorrência é ruim aos consumidores.

Operação inverno
Osasco conta com três Centros de Acolhida que se destinam a moradores de rua, sendo dois na zona norte da cidade e um no centro. E neste inverno que se aproxima, a partir do próximo dia 15 e até 15 de setembro próximo, para ampliar o atendimento aos moradores sem teto, estes poderão passar as noites frias em quartos de hotel contratados pela prefeitura.

1 thought on “Prevenção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *