Problema do córrego Vermelho no Mutinga deve acabar em breve

Cidades Destaque

Um córrego na avenida Diretriz no Mutinga, bairro que faz divisa entre as cidades de Osasco e Barueri vem tirando o sono de vários moradores. O motivo é a falta de canalização do local.
O problema acontece há pelo menos 30 anos, segundo os moradores o local apresenta odor forte, diversos insetos e animais indesejados. Em governos anteriores aos atuais foram feitas promessas de solução para o caso, mas até o momento nada foi feito.
Os moradores estão com a ajuda do vereador osasquense Rogério Santos (PL), mas a situação é bastante complexa.
Para tentar uma solução, os moradores abriram um inquérito civil, do dia 9 de maio de 2011 no Ministério Público sob o número de 14.0555.0000128/2011-1. No inquérito, eles apontam que a falta de canalização do local está acarretando problemas sanitários e ambientais como esgoto a céu aberto, com proliferação de doenças, risco de deslizamento de terra e infestação de ratos e mosquitos. A ação pede um plano para acabar com as enchentes que acontecem no local e a recuperação da área degradada com o desvio do córrego Vermelho.
Ainda de acordo com os moradores há um projeto da Sabesp para canalizar o córrego, mas para isso, a prefeitura de Barueri precisa fazer algumas adequações.
Em contato com a Prefeitura de Barueri, a redação do Correio Paulista foi informada que já existe um projeto que aguarda a abertura de licitação para a realização de obras viárias e de canalização no local.

7 thoughts on “Problema do córrego Vermelho no Mutinga deve acabar em breve

  1. Eu sou um dos moradores pois quando chove a gente tem medo de sair de casa pois já perdemos móveis eletro domésticos e por aí vai não só foi uma vez que tivemos essas percas são anos e anos perdendo móveis e eletrodomésticos pois já tivemos prejuízos com 4 motos que tivemos que comprar peças para fazer reposição mas o imposto esse é sagrado todo ano ele está aí detalhe em nossa conta de água vem cobrando esgoto esse esgoto que não temos se ainda ameniza um pouco isso é porque nós moradores executamos alguns serviços que no meu ver cabe as prefeituras ou de Osasco ou de Barueri. E muito obrigado ao correio Paulista por ter publicado a matéria talvez chegue as autoridades competentes e eles enxerguem nós moradores do munhoz Júnior divisão com mutinga de Barueri. Pois o único vereador que abraçou nossa causa até hoje foi o Rogério Santos e detalhe nunca usou isso para pedir votos a nós moradores.

  2. Bom Dia a Todos! Conheço o Luciano e toda a Família dele que mora ali naquela área e já vivi a experiência de está no quintal deles e derrapante cair aquela chuva e do nada ver aquela água imunda do córrego invadir o quintal e muitas vezes a casas, é triste demais ver está situação acontecer por anos a fio e as prefeituras não dialogarem de forma efetiva para solucionar de vez com está situação! Obrigado Rogério Santos por estar atento a está questão tão delicada que estas famílias vivem e aqui deixou um pergunta no ar…Até onde sei pelo fato do córrego ficar exatamente na divisa uma prefeitura fica jogando a responsabilidade para a outra…
    QUAL A DIFICULDADE DOS PREFEITOS EM SE UNIREM PARA JUNTOS INTERVIR NESTA AÇÃO DE MELHORIA DA VIDA DA POPULACÃO?

  3. o certo é mudar estas casas para lugar seguro, não permitir instrutores em área do entorno de qualquer tipo de córrego, ribeirão ou rios, deveria preservar pelo menos uns 100 metros de cada lado destes essenciais ambientes naturais da natureza e muito útil na vida dos seres humanos

    1. Jose, compreendo e admito seus pontos, mas para te inteirar melhor sobre o assunto, esse córrego está poluído, pois todo o esgoto da região passa por ele. A na mesma avenida no passado foi um córrego que foi canalizado e pavimentado. No entanto a obra não foi concluída até o fim, e os moradores de Osasco que são legais, com escrituras e contribuinte do IPTU (Imposto sobre a Propriedade e Territorial Urbana) que foram prejudicados pelo desvio inadequado do curso natural do água, invadindo propriedade e prejudicando cidadãos como você. E por fim, é uma obra necessária para qualidade de vida dessas pessoas.

    2. Legal sua visão Sr José ,mas acho que quem paga seus impostos IPTU e outros mas que e arrecadado pelo município e tem sua escritura do local tem o direito de cobra mudança sobre o local e ter sua paz, não conviver com isso pq e problema de saúde tbm, e quem mora na área verde achar que está tudo bem,o município de onde está o pessoal da área verde tem que dar moradia a eles sim e concluí a obra que parou a anos já.

  4. São 30 anos de problemas, 30 anos de esquecimento. Lembrando que a 40 todos os governos que passaram não fizeram nada. Agora dizem que aguarda licitação? Porque nao disseram isso aos moradores da região? Porque nao ressarciram essa galera das percas? Barueri numca foi cidade inteligente e estao empurrando o titulo guela abaixo.

  5. Deveriam fazer a correção do córrego, pavimentar o local como e no projeto dar moradia aos que estão em local de área verde que com a suas construções desviou o percurso do córrego natural e entro em terreno particulares que pagam seus impostos para a prefeitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *