Respeito com o corpo visando uma nutrição gentil

A imagem corporal não é apenas o que se vê, o conceito engloba característica e partes que constitui o corpo – ou seja envolve sentimentos e escolhas, infelizmente é predominante a insatisfação pelo tipo físico principalmente no ambiente feminino onde a busca incansável pelo o físico perfeito acaba por atrapalhar esse olhar carinhoso com a estrutura corporal e por sua vez distorcendo a imagem, ou seja, o que se vê no espelho não é o que deseja.

Essa preocupação e valorização extrema pelo corpo é ampliada por uma cultura de padrão específico o “estar magro” e esquecendo da biodiversidade e características naturais de cada indivíduo, uma coisa é certa, cada pessoa tem estruturas individuais (ósseas, altura etc). Respeitar o corpo vai além de medidas antropométricas e fisiológicas, o respeito pelo  corpo começa por aceitação da  genética.

É muito difícil rejeitar a mentalidade de estar de dieta quando não existe uma aceitação na forma e tamanho do corpo. Enquanto essa atitude não for aceita cairão nas armadilhas das soluções milagrosas.

É preciso exercitar o respeito pelo corpo independentemente de estar no peso ideal ou não, ele é a ferramenta que sustenta toda a energia de uma rotina atribulada, honrar o corpo é ter a própria identificação e não se esconder em roupas apertadas ou largas ou se frustrar e descontar na comida e dizer que está tudo bem. Essa imposição está deixando o mundo doente por padrões de beleza que não são reais.

Honrar a saúde é ter uma nutrição gentil, respeitando cada fase do indivíduo fazendo com que as pessoas se sintam bem pela a escolha feita e não porque precisa estar num peso ideal, não existe uma dieta perfeita, uma regra perfeita, um corpo perfeito, todo processo demanda tempo e o processo de identificação e aceitação corporal e a pratica de alimentação saudável não tem data especifica para terminar, entender sinais internos, vontade, saciedade é diferente para cada indivíduo.

 

“O PESO OU ESTADO NUTRICIONAL NÃO MUDAM EM UM DIA, EM UMA REFEIÇÃO OU VIAGEM”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here