Sesc Osasco apresenta o “Café das Pretas”

Capa Correio 2

 

Domingo à partir das 16h, o Sesc Osasco apresenta, de forma on-line, o projeto “Café das Pretas”, que em sua 5ª edição vai promover uma roda de conversa e oficinas com mulheres representativas do Movimento Negro Osasquense, como Val Makini, Mãe Zana, Daisy Monteiro, Alzira Lobato e como mediadora Maíra da Rosa, que irão debater e fazer uma reflexão sobre o tema principal: As Matriarcas.

Para Daisy Monteiro, uma das idealizadoras do projeto, a ideia do Café das Pretas surgiu de uma forma despretensiosa, porém se tornou extremamente necessária. “Desde o início percebemos que estava latente a importância de ações do tipo, devido a carência de eventos e debates voltados as mulheres negras. Percebemos que os poucos eventos que ainda surgem sobre o tema, são elaborados ou ligados ao poder público. Iniciativas da sociedade civil por aqui, são raras. Osasco tem um histórico de movimento negro muito importante e que às vezes fica abafada com esse ar de cidade italiana. Por exemplo, a única Casa de Angola em atividade no Brasil é a de Osasco. Essa edição foi pensada com muito carinho, justamente devido a esse período que estamos vivendo e a própria temática do Matriarcado, se deu devido a isso. Vamos exaltar as mulheres negras mais velhas e debateremos esse momento pandêmico na vida dessas mulheres. Todas as convidadas dessa edição fizeram parte das outras edições do Café, o que mostra a potencia e a representatividade que essas mulheres têm. O que falta é o reconhecimento interno.”

O Café das Pretas é uma iniciativa de mulheres negras de Osasco e tem como princípio a ação comunitária, na construção de um espaço de escuta, acolhida, troca e celebração. Com a temática racial, realiza de forma dinâmica atividades de reflexão, culturais e oficinas.

As datas dessa edição do Café das Pretas serão divididas nos seguintes temas:

23 de maio – Homenagens as Matriarcas

06 de junho – Os Saberes Ancestrais

13 de junho – O Feminino na Relação Matriarcal dentro do Movimento Negro

27 de junho – O Feminino na luta – Capoeira

As apresentações começarão sempre às 16h pelo canal do Facebook do Sesc Osasco e a produção é de Alessandra Mansano, da Ale Produções.

1 thought on “Sesc Osasco apresenta o “Café das Pretas”

  1. Fico muito entusiasmada com esta ação. Parabéns para vocês idealizadoras. Que possamos ver Osasco empretecendo. ✍

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.