Toda ansiedade precisa de tratamento?

Colunistas Erica Rodrigues

Muito tem se falado sobre ansiedade, mas será que todo mundo que se diz ansioso precisa de tratamento?

Pensa que um dos maiores sonhos da sua vida é ir a um show de uma banda internacional, você conseguiu comprar e em 2022 irá realizar esse sonho. Chegando mais próximo da data você começa ficar ansioso(a) mas sua rotina continua normalmente, trabalha, estuda, cuida dos filhos, sai com os amigos, tudo normal.

Chegou o dia do show, você sente um frio na barriga, fica um pouco mais gelado(a), se arruma horas antes para não se atrasar, confere se está com o ingresso e documento para entrar no local (essas últimas duas ações são positivas da ansiedade, pois evita ter imprevistos), lá no show é incrível, você se emociona e curte muito, acabou o show volta para casa e sua vida segue sem mais impactos.

Isso é o que chamamos de emoção ansiosa, normal do ser humano, quase todo mundo tem.

Agora!

Imagina que um dia você está no seu trabalho, do “nada” você começa ter calafrios, dor de barriga, náuseas, começa tremer, suar frio e com vontade de chorar. De repente você percebe que esses sintomas começaram acontecer com mais frequência, em lugares diferentes, como shopping, em casa, na faculdade entre outros.

Nesse caso você precisa buscar ajuda com especialistas, como psicólogo e psiquiatra, pois pode se tratar de uma crise ansiosa.

Mas Erica, porque você colocou do “nada”, entre aspas?

Porque muitas vezes as pessoas ignoram os episódios que acontecem ao longo da vida dela, episódios esses que causaram desconfortos emocionais e vão se acumulando, até que nosso corpo e mente não aguenta mais e começa a produzir sintomas físicos e mentais.

Então se você se vê nesse segundo exemplo, não deixe de buscar ajuda, pois você pode e merece ter uma vida com mais qualidade e sem impactos na sua rotina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *