Com o objetivo de reduzir a quantidade de demandas aguardadas na fila de espera das Unidades Básicas de Saúde de Osasco, a vereadora Lúcia da Saúde (PODEMOS), protocolou o ofício de número 02112/2021 solicitando ao prefeito um estudo de viabilidade para colocar em prática o funcionamento das UBSs aos finais de semana. “Passamos por um momento delicado e saliento a importância da devida atenção a saúde como um todo, não ignorando as outras demandas que o Município precisa atender, motivo pelo qual essa indicação se faz justa e necessária devido a inúmeras reivindicações que nós vereadores estamos recebendo da população que carece desses atendimentos, mas que tiveram suas consultas, tratamentos e exames interrompidos por conta destas medidas”, afirma a parlamentar.
Segundo a vereadora, os atendimentos sugeridos para serem ofertados aos finais de semana são: Clínico Geral, Ginecologista, Pediatria, Odontologia, Psicólogo e entre outras especialidades que atuam principalmente na prevenção e evitam que possíveis casos se agravem. Além de exames como Papanicolau e entre outros, vacinações possam ser administradas, principalmente as infantis como no caso da BCG e hepatite B, e programas como o saúde da mulher que são essenciais para o diagnóstico precoce como um forte aliado para evitar o agravo de patologias.
A parlamentar ressalta que essa ação evite o eminente colapso na saúde em Osasco. As UBSs passariam a ter seu fluxo de atendimento reduzido, tais como coletas de exames laboratoriais, consultas e agendamentos de rotina suspensos com algumas exceções como no caso de gestantes e crianças de até dois anos.
“As Unidades Básicas de Saúde são estabelecimentos de Atenção Primária, e o acolhimento em qualquer uma dessas unidades está garantido a todo cidadão, só a partir disso, que é possível avaliar a necessidade de atendimento imediato (casos agudos e de maior gravidade). Com planejamento e uma correta mobilização pode se seguir o mesmo exemplo do Município de Barueri para disponibilizar o funcionamento de algumas UBSs aos finais de semana e assim garantir a população osasquense o direito a saúde”, finaliza Lúcia da Saúde.
Parabéns vereadora Lucia da saúde pela dedicação e carinho com o povo de Osasco
Sabemos que muito importe está indicação sugerindo que abra nos finais de semana, até porque a escasses destas consulta e vai consegui atender mais pessoas, lucia sempre na frente pensando em favorecer a população de Osasco
Esta indicação e muito importante, porque no momento estamos passando uma crise na saúde publica em Osasco, não estamos conseguindo passar em consultas pois esta tudo voltado para o covid-19, inclusive as UBS, se abrir nos finais de semana isto ajuda a fazer com que a fila diminua e as pessoas possam ser atendidas com mais rapidez, a vereadora sempre pensando em favorecer a população de Osasco.