VII Simpósio de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Colunistas Dra Simone neri

Entre os dias 03 e 05 de novembro último, estive presente no maior evento médico relacionado a cabelos e unhas do Brasil, o VII Simpósio de Cabelos e Unhas da SBD em Florianópolis.

O encontro reuniu os maiores expoentes nacionais e internacionais na área da Tricologia como Dra Antonella Tosti da Itália, Dra Marianne Sena dos Estados Unidos, além das brasileiras Dra Aline Donati e Dra Isabella Dochi que compuseram um time de estrelas.

Assuntos variados como saúde dos cabelos e das unhas e novos tratamentos com medicamentos imunobiológicos para as alopecias, além de técnicas de transplante capilar, doenças ungueais e, é claro, cosmética capilar foram trazidos de maneira clara e científica.

Mas o que mais chamou minha atenção sem dúvida, foi a técnica de tratamento de calvície com Toxina Botulínica e Ácido Hialurônico, trazido pela brilhante médica dermatologista brasileira Dra Debora Cadore de Santa Catarina.

Ambas as técnicas já mundialmente consagradas para tratamentos de rejuvenescimento facial começaram a ser testadas para cuidados dos cabelos há alguns anos na Europa. Estudos científicos vindos da Espanha e da China, demonstraram que a ação da toxina botulínica no couro cabeludo causa um relaxamento do cinturão muscular do couro cabeludo, levando a um aumento do fluxo sanguíneo e diminuindo consequentemente a conversão de testosterona em DHT levando à melhora da alopecia androgenética. Já o ácido hialurônico tem um alto poder de hidratação tecidual, e quando aplicado através de microagulhamento no folículo piloso aumentou a proliferação, migração e agregação de células HDP aumentando a adesão célula-célula e diminuindo o substrato celular em modelo animal.

Já na área de cosmética capilar, a tendência mundial é buscar produtos sustentáveis, orgânicos, cruelty free, ou seja, não testados em animais. O uso de nanotecnologia também parece uma opção promissora para melhorar a entrega de ativos tanto nos fios quanto no couro cabeludo pois facilita a penetração de substâncias de alto peso molecular.

Tecnologias como LED e Lasers associados a técnicas modernas como o O MMP ® Capilar foram abordadas em protocolos embasados em trabalhos científicos para vários distúrbios capilares como Alopecia Androgenética, Alopecia Areata e Alopecia Frontal Fibrosante.

E para finalizar com chave de ouro, a ideia de “pro-ageing”, ou antienvelhecimento capilar, encantou os ouvidos da plateia de dermatologistas vindos de todo o Brasil. De acordo com Dra Fabianne Andrade Brenner do Paraná, “O médico dermatologista é o responsável por um planejamento de tratamentos para a saúde dos cabelos que deve ir de encontro com as necessidades individuais de cada um.”

Mais uma vez, entendemos que cada um é único e merece ser respeitado e tratado de forma personalizada e plena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *