Yamato, Kassab e Lau: os três novos cidadãos osasquenses

Na segunda, 9, o Teatro Municipal de Osasco reuniu centenas de pessoas para um dos eventos mais importantes na cidade em 2019. A Câmara Municipal de Osasco fez a outorga do título Cidadão Osasquense para Sérgio Yamato, Lau Alencar e Gilberto Kassab. Eles foram concedidos respectivamente pelos vereadores: Fumio Miazaki, José Amando Mota e Josias da Juco. A honraria de cidadão osasquense é concedida a pessoas que tiveram algum destaque ou contribuíram para a cidade de Osasco, a indicação é sempre feita por um vereador.
Familiares, amigos e políticos dos homenageados compareceram em grande número entre eles, o prefeito de Osasco Rogério Lins que ressaltou a importância dos três novos cidadãos osasquenses. “O Sergio Yamato foi vereador, secretário municipal, de família tradicional no setor educacional, uma família que sempre contribuiu muito para a cidade.” Rogério ressaltou também a ajuda do ex- ministro das Cidades do governo Michel Temer. “Kassab ajudou muito a cidade como Ministro das Cidades, ajudou com problemas na divisa, é uma pessoa que onde está tem bons frutos, não só na política como para a população.” O prefeito também elogiou Lau Alencar. “O Lau tem me ajudado muito, não é só um secretário, mas também um apoiador e um colaborador político, é um justo reconhecimento a ele.”

Para o presidente da Câmara Municipal de Osasco Ribamar Silva, o evento no Teatro Municipal mostra a grandeza dos homenageados. “Hoje é um dia histórico para a nossa cidade, para você ver a grandeza dos homenageados, nós estamos fazendo a entrega do título no Teatro Municipal de Osasco, o maior palco da cidade. “O Kassab ajudou muito Osasco, o Sergio Yamato dispensa comentário, ele sempre ajudou a cidade, hoje nós temos 57 anos, grande parte com ajuda do Yamato. E o Lau Alencar é grande articulador político, com caráter ilibado, acrescenta e muito na cidade.”
O ex-prefeito Jorge Lapas também foi prestigiar a entrega dos títulos a três amigos. “O Lau Alencar é um grande profissional, como poucos tem caráter, tem palavra, e todos reconhecem isso, eu tive o privilégio de ter em meu governo e o Rogério está agora com ele.” Lapas disse que a amizade com Sergio Yamato é antiga. “O Yamato era amigo do meu pai, conheço ele há muitos anos, ele ajudou muito no meu governo.” Por fim, o ex-prefeito ressaltou o caráter do presidente nacional do PSD. “O Kassab é um líder político, tem palavra, me apoiou no governo, até nos momentos mais difíceis, ele estava ao meu lado.”
Gilberto Kassab ficou emocionado ao receber o título de cidadão de uma das maiores cidades do país. “É muito gratificante, uma das maiores cidades do país, esse título me dá energia para continuar na vida pública, prestando serviços e contribuindo para um país melhor. É muito bom receber esse título na cidade com esse tamanho.”

O prefeito Rogério Lins ao lado de Sergio Yamato, Lau Alencar e o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab

Lau Alencar

Lau Alencar é um osasquense nato, apesar de ter nascido em Barueri. Ele morou em Presidente Altino e no Jardim Santo Antônio, exerceu muitos cargos em diversas administrações da cidade, também de forma voluntária participou de associações, sempre em prol de Osasco. “Difícil expressar em palavras o que estou sentindo agora, a minha trajetória sempre foi pautada em muito comprometimento, empenho e responsabilidade. Tudo que eu tenho, eu devo a Osasco”.

O homenageado com o filho Lau Alencar Filho e a esposa Dulce

Entre os bens mais preciosos, estão a sua mulher Dulce Alencar e seu filho Lau Alencar Filho. “A minha maior riqueza é a minha família e foi graças a Osasco que eu a construí. Estou imensamente agradecido com essa honraria que divido com os meus amigos, familiares e todos aqueles que passaram pela minha vida aqui em Osasco.”
Lau foi presidente da Associação de Bairros, Fesabo, fundou dois Conselhos de Segurança na cidade (Conseg). Entre os principais momentos dele está a realização de um trabalho voluntário. “Eu ajudei centenas de famílias com um trabalho social, foi muito bom esse contato direto com eles, isso me credenciou a fazer muito mais pela cidade, porisso fui para a vida pública.”
No dia da homenagem a Lau Alencar também foi o dia do seu aniversário, o aniversário foi dele, mas o presente que ele pediu foi para a cidade. “Eu devo tudo a Osasco, eu queria um mundo ainda melhor, que o Brasil seja um país de primeiro mundo. Que Osasco se desenvolva ainda mais.”
Dulce Alencar é casada há 25 anos com Lau, eles são exemplo de família e principalmente de casal. Para Dulce é muito gratificante para ela ver o marido recebendo esse título, “Fico muito emocionada com essa homenagem a ele, tenho muito orgulho da pessoa que o Lau é, de tudo que ele fez pela sociedade osasquense, pelo marido e pai que é. Tenho muito orgulho dele”. O filho Lau Alencar Filho estava muito feliz e emocionado com a homenagem ao seu pai. Dizem que filho de peixe, peixinho é, Lau Alencar Filho deve seguir os passos do pai. “Eu tenho que aprender muito com ele. Eu sempre acompanhei meu pai, ele já entregou muitos títulos de cidadão osasquense, acho que agora essa homenagem é mais que merecida. Hoje é um dia de reconhecimento do trabalho que ele realizou pela cidade. Eu tenho muito orgulho do meu pai, ele se privou de muitas coisas por Osasco, mas hoje é respeitado por todos, porisso a minha admiração é tão grande por ele”.

Sergio Yamato

O casal Sergio Yamato e Maria da Conceição Yamato

Ele é um dos homens mais respeitados na cidade de Osasco. Sergio Yamato é empresário e consultor político. A humildade do experiente japonês como é chamado pelos amigos carinhosamente, pode ser reconhecida em suas palavras de agradecimento. “Esse dia é muito importante, não sei se sou merecedor disso, mas é motivo de muito orgulho, sou muito grato aos vereadores, ao Fumio Miazaki, a população osasquense. Hoje é um dos dias mais importantes da minha vida, ser reconhecido por uma cidade do tamanho de Osasco é muito bom.”
O empresário é casado com Maria da Conceição Yamato que divide a administração do Colégio Haya no centro de Osasco há mais de quatro décadas. “É um reconhecimento por tudo que o Sergio fez por Osasco. Ele merece tudo isso. Nós tivemos tantos momentos maravilhosos na cidade, quando ele foi eleito, quando tivemos nossos filhos. Foi uma vida de muitas vitórias.”

Família Yamato: Pietro (neto), Dérbio (genro), Fabio (Filho), Sergio (homenageado), Daniela (nora), Maurício (filho), Mariane (filha) e Maria (esposa)

Sergio Yamato tem três filhos Maurício, Mariane e Fabio. No evento todos estavam orgulhosos. “Ele trabalhou tanto pela cidade, fico muito emocionado pelo meu pai. Ele é meu exemplo, é um exemplo para todos nós e principalmente para a família. Ele é nossa inspiração, na luta dele no dia-a-dia, ele é nosso exemplo”, disse Mauricio, filho mais velho do homenageado.
Para Mariane Yamato, seu pai é sua grande inspiração de resiliência, ética e generosidade. “Durante a minha vida ouvi por todos os cantos as pessoas falarem bem do meu pai. Dizem sempre da sua capacidade de se doar e me questionam quanto ao tamanho de um coração tão grande num corpinho tão pequeno. O meu ‘japonesinho’ vai muito além dos seus 1,60 e poucos de altura e para mim é tão gigante de alma e coração que nem consigo mensurar. A cada elogio relatado por aí e comprovado diariamente por mim, ele cresce e enche meu coração de orgulho. Espero um dia ser tão evoluída espiritualmente quanto ele é assim chegar perto do seu ‘tamanho’.” Fabio que tem um pouco da veia política do pai, diz que seu pai representa um dos maiores exemplos de determinação e dedicação que ele tem. “Me sinto abençoado por dividirmos uma vida juntos, aprendendo e tendo oportunidade de evoluir. Olhando nos olhos apertados de japonês dele, digo que o amo não por obrigação de sangue. Mas por mérito e por ele ser quem é. A minha vida é mais feliz por ele existir”, diz Fabio que assim como seu pai já foi vereador na cidade de Osasco.

Entrega de placa comemorativa ao título de Cidadão Osasquense por Fumio Miazaki e Rogério Lins

Fumio Miazaki, o responsável pelo título concedido a Yamato diz que a sua entrada na vida política é graças ao seu padrinho Sergio Yamato. “O Sergio foi o primeiro amigo que me convidou para ser vereador, devo muito a ele na minha eleição na primeira vez. Ele é muito querido, representa uma liderança política dentro da colônia japonesa, porisso eu dei um título a ele, Yamato é realmente um cidadão osasquense. Ele fez e faz muito pela cidade de Osasco. Muito obrigado por tudo que você fez por mim e pela nossa cidade”, finaliza Fumio Miazaki.

 

Os homenageados

Sergio Yamato

Casado com Maria da Conceição Nunes Yamato tem três filhos: Fábio Yamato; Maurício, médico veterinário e Mariane Yamato, fisioterapeuta.
Nasceu em Getulina, estado de São Paulo, em 18 de abril de 1945. Filho de Hiraku Yamato e Ayako Yamato, tem cinco irmãos: Keiti, Minoru, Koka, Kyoko e Keigo. OS avós estão entre os primeiros imigrantes que chegaram ao Brasil em 1912. Seu pai era nissei, a primeira geração nascida no país. Morou, trabalhou e estudou na roça até os 12 anos de idade, quando então mudou-se para a cidade de Lins, onde trabalhou como aprendiz de fotógrafo. Em 1963, quando tinha 18 anos, mudou-se para Osasco. Foram morar no bairro do Bela Vista, na rua Machado de Assis e os pais e irmãos tornaram-se feirantes. Morou também no Rochdale, no Centro e na Vila Yara. Como tinha experiência em fotografia, conseguiu emprego em uma das lojas mais tradicionais na área de cinefoto na capital, a Lutz Ferrando. Neste período fez o primeiro ano de Contabilidade no Liceu Tiradentes, concluindo o curso em Osasco no Colégio Latino Americano. Durante 20 anos foi proprietário da Nikkei Contabilidade. Teve uma empresa de niquelação e cromeação, uma imobiliária, um posto de gasolina e uma padaria. É um dos fundadores do Colégio Haya, um dos mais tradicionais de Osasco, há 42 anos. A história na política começou em 1975, época em que montou uma chapa junto com colegas para concorrer às eleições no recém criado município de Osasco. A Chapa Universitária, como foi chamada e que elegeu ele. Em 1982, foi candidato a vice prefeito na chapa de Francisco Rossi. Depois foi convidado a ser diretor do DAE – Departamento de Água e Esgoto, Presidente do IPMO – Instituto de Previdência do Município de Osasco (1982); Secretário de Serviços Municipais e diretor do Departamento de Fiscalização; Secretário de Indústria, Comércio e Abastecimento; Presidente da CMTO – Companhia Municipal de Transporte de Osasco; Secretário de Governo na Administração Celso Giglio; Membro da APM – Associação Paulista de Municípios; e em 2002, concorreu a deputado estadual e obteve 46.030 votos.

 

Lau Alencar

Naturalizado em Barueri, Lau Alencar é Gestor Público, Empresário, Consultor Imobiliário, Graduado em Ciências Jurídicas; pós-graduado em Direito Público Municipal pela FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado; com Extensão Universitária em Ciência Política pela USP/SP, e Especialista em Direito Constitucional e Eleitoral pela USP – Universidade de São Paulo.
Iniciou suas atividades políticas em 1988, e na Gestão pública em 1991 na Prefeitura de Osasco, passando pela Secretaria de Esporte; Em 1995 foi eleito presidente da Sociedade Amigos de Bairro do Jardim Santo Antônio, onde passou toda sua infância e adolescência; Em 1999/2001 Foi eleito Presidente da FESABO – Federação das Sociedades Amigos de Bairro do Município de Osasco; Foi Fundador de 2 Conselhos de Segurança tendo presidido um deles, o Conselho Comunitário de Segurança da Zona Sul de Osasco; Em 2001 foi Diretor do Serviço Funerário da Secretaria de Serviços Municipais; Em 2003 foi eleito presidente do Diretório Municipal do PFL – Partido da Frente Liberal de Osasco; Em 2004 foi Ouvidor Geral do Município; Em 2005/2006 foi Chefe de Gabinete na Câmara Municipal; Em 2007/2010 foi Chefe de Gabinete da Presidência da Câmara; Em 2011 foi fundador do PSD – Partido Social Democrático ao lado do então Prefeito de São Paulo Gilberto Kassab; Em 2012 foi candidato a Vice-Prefeito pelo Partido Social Democrático – PSD; Em 2013 foi Assessor Especial Parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; Em 2015/2016 foi Secretário de Segurança Pública e Controle Urbano de Osasco; Em 2018 assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Trabalho e Inclusão – SDTI; E em 2019 ocupou o cargo de Secretário de Obras e desde quinta, 12, é secretário de Trânsito da cidade. É presidente do PSD de Osasco e membro do Diretório Nacional.

 

Gilberto Kassab

Gilberto Kassab é economista, engenheiro civil, empresário, corretor de imóveis, ex-ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações na gestão do presidente Michel Temer. Foi também ministro das Cidades no governo Dilma Roussef.
Foi prefeito da cidade de São Paulo por duas vezes entre 2006 e 2012: a primeira vez assumiu como prefeito após a renúncia do titular José Serra e a segunda vez, em 2009, após ter sido reeleito em 2° turno nas eleições de 2008. Atualmente é Secretário da Casa Civil do Estado de São Paulo.
Kassab foi deputado federal, eleito em duas legislaturas, primeiro em 1999-2003, com 92 866 votos e novamente 2003-2007, com 107811 votos, renunciando em 1º de janeiro de 2005 para assumir o mandato de vice-prefeito em São Paulo,

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here