A importância da Qualificação Profissional para os jovens

Colunistas Helena Custódio

Eu Helena Custódio como colunista de um dos maiores Jornais de São Paulo, o Jornal Correio Paulista, vou falar de um tema muito importante para nós osasquenses. 

Os altos índices de desemprego na juventude se tornaram ainda maiores nessa crise do coronavírus.  Como mãe de adolescente  e empreendedora sabendo as dificuldades que os nossos jovens passam para entrar no mercado de trabalho, desemprego e as precárias condições de vida, elas elevam a cada dia as taxas de depressão e suicídios entre jovens sem perspectivas de um futuro digno. 

Precisamos ajudá-los, qualificando os como profissionais, sabemos que são inexperientes e não possuem habilidades necessárias para  trabalhar em determinadas funções e, muitas vezes, ainda nem escolheram uma profissão.

Como cristã, cidadã e moradora de Osasco quero mostrar esse projeto maravilhoso que ajuda os jovens da nossa cidade.

A Igreja Lagoinha de Osasco tem um projeto de qualificação e os jovens que participam tem a chance de melhorar a vida como pessoa, tornando-se um membro útil e produtivo para a sociedade. 

PROJETO LEGACY JOBS

INSTRUIR, ENSINAR E AJUDAR OS JOVENS DE OSASCO NA BUSCA DE UM EMPREGO E CAPACITAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO 

Nossos jovens  almejam sua inserção no mercado de trabalho, porém, muita das vezes é uma tarefa bem  difícil. A inclusão no âmbito profissional proporciona crescimento, aprendizado, autoconfiança, autoestima e, principalmente, responsabilidade profissional e pessoal. 

1º Capacitação: Onde o jovem terá acesso a um curso, onde aprenderá coisas básicas para a conquista do primeiro emprego ou a migração de um emprego para outro. Este curso consistirá em:   

-Elaborar próprio  currículo, de acordo com o interesse individual.  

-Cursos extracurricular,  indicará diversos sites que possuem cursos livres sobre variados assuntos, cursos gratuitos e falaremos sobre a importância de atividades e cursos extracurriculares, principalmente para quem não possui experiência na área em que pretende atuar.     

– Como se portar em uma entrevista, sabemos que cada empresa e cada ambiente de trabalho tem seus “usos e costumes” e ao nos candidatarmos à uma vaga devemos estar de acordo com os costumes daquela empresa. 

 – Será  abordados possíveis “pegadinhas” que os recrutadores podem fazer em uma entrevista e que muitas vezes são eliminatórias, como testes de raciocínio lógico, dinâmicas em grupos e apresentação individual.

  – Candidaturas:  Projeto usará plataformas como  Grupos Telegram, mural, página no instagram ou site, onde quem tem um emprego e sabe de alguma vaga em aberto irá encaminhar os dados para candidatura e nós repassaremos nessa plataforma e o jovem poderá se candidatar .

– Aos empresários da  Igreja Batista Lagoinha de Osasco,  e a todos empresários de Osasco que quiserem fazer parte desse projeto , eles terão   um “banco de vagas” gratuito para ter acesso à profissionais de diversas áreas e sempre que estiver contratando para a empresa terá acesso fácil à quem está procurando um emprego e saberá que o contratado foi instruído.

– Depois do jovem conseguir o emprego ,  terá um curso de educação financeira.

–  Finanças Pessoais, nessa etapa o jovem aprenderá sobre como cuidar do seu dinheiro, a fim de não trabalhar apenas pelo dinheiro, mas aprender que o dinheiro trabalhar para nós.

projeto  “Legacy Jobs” é voltada para quem procura um emprego formal de forma CLT, mas para esse projeto está completo,precisa pensar  nos “Jovens Empresários”.

Jovens que tem ideia de montar sua própria empresa ou que tem o próprio negócio. 

Sabemos que no nosso meio temos diversos talentos, como profissionais autônomos e muitas vezes esses profissionais não receberam as instruções necessárias sobre o básico para o seu negócio, segundo estatísticas do IBGE a maioria das empresas, aqui no Brasil, fecham as portas após 5 anos.  

Cursos 

-O que é necessário para a regularização de um microempreendedor.

 – Como cuidar das finanças da empresa e conciliar o “Salário do dono” com “o dinheiro da empresa”

 – Principais meios de divulgação

 – Como criar uma “identidade visual” para a sua marca/empresa

 – Como prospectar clientes. Também disponibilizamos sites de cursos on-line e profissionalizantes (grátis), para a capacitação da área em que o jovem empreendedor atua ou sonha em atuar.  A nossa luta em defesa do nosso futuro .

SERVIÇO

Quer participar desse projeto maravilhoso, como aluno, empresas para divulgar vagas de empregos ou como voluntários  entre em contato com:

Igreja Lagoinha  de Osasco 

Whatsapp (31) 98878-0231 

Instagram @lagoinhaosasco
Av. Maria Campos, 506 – Centro, Osasco


2 thoughts on “A importância da Qualificação Profissional para os jovens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *