Quando a quarentena foi anunciada achávamos que seria uma pausa breve, estamos vendo que não é bem assim. E nesse cenário nos vimos na obrigação de se reinventar e dar novos rumos a hábitos anteriores.
Acontece que uma das alternativas foi dividir a casa com o local de trabalho e isso faz com que as pessoas estejam mais afetadas emocionalmente ou seja, comendo mais, devido ao acesso fácil e se exercitando menos.
Erika, esse é o momento de falar de Nutrição?
É certo que todos estamos suscetíveis a sermos contagiados, mas já prestaram atenção quais os grupos de risco além dos profissionais que trabalham na linha de frente, idosos e crianças?
São os portadores de doenças cardiovasculares, com baixa imunidade, diabéticos, hipertensos e fumantes, então sim, temos que falar de nutrição! através da alimentação preventiva poderíamos diminuir tantos esses índices se a grande população tivesse uma alimentação adequada, sustentável e saudável no decorrer da vida.
Por isso quis chamar a sua atenção através do tema da coluna, por que voltar a velha vida se podemos melhorar daqui pra frente, podemos construir novos hábitos alimentares, colocando mais cores no prato, aproveitando o máximo do alimento, prestando atenção no que se consome ,voltando a sentar-se ao redor da mesa, desconectando de aparelhos eletrônicos e conectando com filhos, amigos, famílias, animais de estimação, dando um ponta a pé no estresse, na ansiedade, no pânico através de terapia, atividade física, meditação, lendo um livro, escrevendo.
Uma das épocas mais esperada está chegando “PÁSCOA ’’, e qual é o real significado dessa data?
Páscoa? Opa! guloseimas, o tão desejado chocolate, a bacalhoada, mesa farta, etc, e como ter isso no momento de afastamento social, se muitos estão distantes dos entes, longe dos abraços.
A páscoa no cristianismo representa Renascimento, passagem.
Será que não é isso que precisamos nesse momento? Afastarmos hoje, para abraçarmos amanhã e entender que precisamos literalmente “RENASCER” espiritualmente e emocionalmente.
Coma o seu chocolate sem críticas, não é hora de fazer dietas, se sua rotina mudou, seu corpo pode mudar, mas seja consciente, o que você precisa nesse momento é que o seu corpo esteja bem nutrido e não com excessos de calorias vazias. então,
- Distribua suas refeições ao longo do dia;
- Enriqueça suas refeições com variedades de legumes, vegetais, folhas cruas e frutas;
- Quando bater aquela vontade de guloseimas, dê preferência em fazer um lanche, assim evita que fique beliscando sempre;
- Não esqueça de se hidratar, distribua garrafinhas pela a casa;
- Troque o refrigerante por um suco de fruta in natura;
- Priorize seu sono, pratique alguma atividade física;
- Desconecte, cuidado com que tipo de informação você está tendo acesso.
Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua VIDA.
Platão