Assaf quer melhor tratamento aos idosos

Colunistas Nilson Martins

O decano vereador de Osasco, Jair Assaf (Pros), usou da tribuna do Legislativo para afirmar que estava apresentando uma Moção de apelo ao prefeito Rogério Lins para que o chefe do executivo atenda e possa ver as possibilidades em implantar um aplicativo de transportes para idosos. Aplicativo esse que seria denominado “Eu Vô”. A finalidade seria disponibilizar aos taxistas e motoristas de Uber a qualificação ideal para o transporte de pessoas bem idosas que requerem um acompanhamento especial. Assaf afirmou que tal ferramenta já foi desenvolvida na cidade de São Carlos/SP, bem como a Prefeitura da Capital que já autorizou a prestação dos serviços no município. O vereador ainda esclarece que tal App deverá ser exclusivo para a terceira idade, cuja finalidade é atendimento porta a porta, o que contará com ajuda de profissionais, que seriam treinados para acompanhamento nas atividades diárias desses idosos.

 

PDT procura candidatos 

O diretório osasquense do Partido Democrático Trabalhista (PDT) reuniu, no último sábado (08), centenas de pessoas num ato marcado para filiação de lideranças de diversos bairros da cidade. Com isso, o partido liderado pelo ex-prefeito Jorge Lapas, pretende lançar um time forte com candidaturas a vereador para o Legislativo osasquense. Para Lapas, o ato em questão é o acolhimento e a motivação a todos os participantes que queiram entrar na política “Estamos conversando com pessoas que são do bem. Estamos abertos em receber todos. Vamos discutir a cidade, planejar e mostrar nosso projeto”, diz Lapas.

 

Um partido sem caciques 

O ex-prefeito ressalta, também, o modelo de gestão da sigla durante seu governo. “Representamos uma forma de fazer política diferente, governamos ouvindo as pessoas. Quem conhece nossa proposta sabe o quanto fizemos para nossa cidade. Aqui não tem caciques”, esclarece. Presente ao ato o deputado estadual, Ataíde Teruel (Podemos) que falou aos presentes. “Neste momento vemos a política como o estouro da piracema, momento em que os peixes começam a subir à correnteza para se reproduzir, agora vemos isso aqui, no final das eleições só vão chegar aqueles que tiverem a melhor estratégia e propostas”, completou o deputado.

 

À procura de verbas

Na última quarta-feira, o presidente da Câmara de Osasco viajou a Brasília. Foi à Capital Federal acompanhado do vereador Ricardo Silva. Em pequeno texto publicado nas redes sociais o vereador deu explicações e motivos pela viagem: “Viemos ao Congresso Nacional, em Brasília; eu e meu amigo o vereador Ricardo Silva, solicitar aos deputados federais que olhem para nossa cidade neste momento em que Osasco se recupera das consequências das fortes chuvas. Estivemos com alguns parlamentares que se comprometeram a destinar emendas para nosso município. Temos certeza de que o nosso Prefeito Rogério Lins destinará o valor conquistado para as famílias desabrigadas e as que estão em áreas de risco. Nossa imensa gratidão aos deputados David Soares, Marcos Pereira, Abou Anni, Gilberto Nascimento e Marcos Feliciano (foto), que mostraram solidariedade à nossa Osasco que tanto amamos”, esclareceu Ribamar.

 

Paulinho da Força em Osasco 

Na próxima segunda-feira, dia 17, o presidente nacional do Solidariedade Paulinho da Força estará em Osasco. Ele vem acompanhado do filho deputado estadual Alexandre Pereira, quando será recepcionado pelo jornalista e proprietário do Diário da Região, Vrejhi Sanazar. Na oportunidade irá conhecer o parque gráfico e, depois participará de um almoço com alguns convidados no prédio do jornal. Criador da Força Sindical, Paulinho vem à Osasco para lançar a pré-candidatura para prefeito do conhecido político Marco Souza, também conhecido como Dateninha.

 

Mudanças nas podas
O vereador da Zona Norte Didi Ferreira (PSDB) deu entrada num Projeto de lei que estabelece regras para poda e corte de árvores nas vias públicas do município. Para o edil é necessário ampliar a quantidade de profissionais lotados na Prefeitura, o que deverá agilizar a realização dos serviços das podas bem como a autorização para que o munícipe contrate empresa para a execução em seu imóvel; neste caso um engenheiro. Na referida proposta, o vereador quer alterar a lei de 2005 para ser adaptada à atual realidade do município. “Tais serviços tornou-se deficitário em razão da burocracia exigida atualmente”, reforçou o vereador.

 

Isenção de IPTU, pelo menos
As fortes chuvas ocorridas na Grande São Paulo e que atingiram Osasco, Carapicuíba, Barueri, Itapevi, Jandira, Pirapora do Bom Jesus e Araçariguama desencadeou uma convulsão entre a população, prefeitos e vereadores. Pelo menos em duas cidades, Osasco e Carapicuíba, pode haver mudanças quanto à isenção de IPTU. Em Osasco a iniciativa partiu do vereador De Paula (PSDB) que na terça-feira apresentou uma indicação em que propõe a isenção da cobrança de IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) para os imóveis atingidos pelas fortes chuvas de segunda-feira (10). Dizer que a proposta foi assinada pelos 21 vereadores e que a isenção já existe desde 2005, só que vem contemplando apenas um desconto de 30%. Na nova medida os valores chegam a 100% do benefício.

 

Carapicuíba, também
Em Carapicuíba, coube à vereadora Professora Cida tomar as mesmas providências para isenção do imposto. Diz o texto: “Ficam concedidas a isenção ou remissão do IPTU sobre imóveis edificados e atingidos por enchentes, alagamentos, desabamentos e desmoronamentos ocorridos pelas chuvas em Carapicuíba desde 1 de janeiro de 2020, valendo também à data anterior de exatos cinco anos retroativos desde da promulgação da presente lei”. Dizer que muitas cidades onde enchentes e demais tormentos oriundos de forte temporal, parte da população já tem tal benefício. São Paulo, já existe a benesse e outras cidades do interior do Estado também foi objeto de lei para beneficiar os atingidos.

 

Não sei se vou, não sei se fico 

Chamou muito a atenção a declaração do prefeito Rogério Lins sobre sua continuidade, ou não, no atual partido; o Podemos. Recentemente em uma rápida entrevista com a jornalista Vanessa Dainesi do Giro S/A, o prefeito de Osasco, quando questionado se estaria saindo da atual sigla, o mesmo afirmou que deve se pronunciar em breve – se fica ou vai para outro partido. Indagado, que se em caso de saída do Podemos, qual seria a sigla, ele respondeu que três partidos têm interesse: PSD, DEM e PSL. Façam suas apostas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *