Avenida Bussocaba e Rua da Saudade mudam de nome em Osasco

Capa Cidades

Foram sancionadas duas leis que alteram o nome de duas importantes vias de Osasco. Elas entraram em vigor no último dia 26. As mudanças de placas de identificação das vias acontecerão nos próximos dias.

A primeira é avenida Bussocaba no centro da cidade, a partir de agora, parte dela vai se chamar Avenida Lázaro de Mello Brandão. Desde 1975, a via se chamava Bussocaba. É importante lembrar que não é toda a extensão da avenida que mudou de nome. A alteração acontece entre o início da praça General Dalle Coutinho, margeando o Córrego Bussocaba, e término na Rua Albino Guilherme Esteves.

Outra via que mudou de nome é a Rua da Saudade, ao lado da Catedral de Santo Antônio e do Cemitério Bela Vista. A via vai se chamar Rua Dom Ercílio Turco. A alteração será em toda a sua extensão que se dá da Avenida Quatro e termina no Portão do
Cemitério, situando-se entre a Rua “B” e o muro da Igreja Santo Antonio.

Quem são Lázaro de Mello Brandão e Dom Ercílio Turco

 

Lázaro de Mello Brandão

Lázaro De Mello Brandão foi um economista, administrador de empresas e banqueiro brasileiro. Atuou nos mais altos cargos do Banco Bradesco. Considerado um dos banqueiros mais poderosos da América Latina, foi o mais longevo do ramo no Brasil, sucedeu o fundador do Bradesco, Amador Aguiar, ele dedicou mais de 75 anos ao banco que viu nascer, 36 deles no alto comando. Brandão entrou na empresa como escriturário e chegou a presidência da instituição. Morreu no dia 16 de outubro, aos 93 anos.

Dom Ercílio Turco

Dom Ercílio Turco

Dom Ercílio foi ordenado sacerdote em Campinas, no dia 1º de dezembro de 1963. Em 18 de novembro de 1989, foi nomeado, pelo Papa João Paulo II, o terceiro Bispo de Limeira (SP). Dom Ercílio Turco foi transferido pelo Papa João Paulo II para a Diocese de Osasco em 24 de abril de 2002. Realizou seu 1º contato com o povo da Igreja Diocesana de Osasco no dia 1º de maio, festa de São José Operário – 13º aniversário de instalação da nossa Diocese. Sua posse canônica realizou-se no dia 30 de junho de 2002, festa litúrgica dos apóstolos São Pedro e São Paulo, às 15h, no Ginásio de Esportes Professor José Liberatti, em Osasco, apresentou sua renúncia – por motivo de idade – ao Santo Padre Francisco, no dia 14 de março de 2013, sendo que a renúncia foi aceita no dia 16 de abril de 2014. Como Bispo Emérito dedicou-se a uma vida intensa de oração, celebrações em paróquias da diocese, assim como em tríduos, novenas e festas de padroeiros; e ministração do sacramento da Crisma, participando firmemente nas celebrações diocesanas. Morreu no dia 30 de outubro com 81 anos, vítima de um câncer.

3 thoughts on “Avenida Bussocaba e Rua da Saudade mudam de nome em Osasco

  1. BOA TARDE JORNAL CORREIO PAULISTA POR FAVOR TERIA COMO SABER O DIA DAS MUDANÇAS DOS NOMES, QUERO REGISTRAR ESSE MOMENTO, PARA GUARDAR COMO RECORDAÇÃO. OBRIGADA.

  2. Deveriam ser homenageados os Josés, as Marias q saem pra ganhar o pão e voltam num caixão, estes sim são dignos de serem lembrados, iria faltar ruas pra tantos nomes.

  3. Uma louvável decisão trocar o nome da Rua da Saudade para Rua Dom Ercílio Turco – muito importante homenagear a quem merece, ainda mais quando é alguém cuja vida consistiu em levar as pessoas para o Céu. Jesus Cristo, Nosso Redentor, só não mandou um meteoro sobre a cidade de Osasco para varrê-la do mapa ainda, porque aqui estava Dom Ercílio Turco dando testemunho da verdadeira fé e da vida de oração. Entre nós, os pequeninos, o legado de Dom Ercílio sobreviverá e continuará dando frutos para a vida eterna. Seguiremos armados com a graça do Céu, a sã doutrina e a poderosíssima arma do Santo Rosário. O choro é livre entre a alcatéia dos presunçosos, hereges e joões-sem-braço! Salve Maria Santíssima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *