Cápsulas da Beleza, o nutricosmético que rejuvenesce

Colunistas Dra Simone neri

Rejuvenescimento da pele é um dos tratamentos mais procurando em qualquer consultório dermatológico. Mas você sabia que além dos tratamentos estéticos, cosméticos e cirúrgicos, você pode tratar o envelhecimento da pele de dentro para fora?

Trata-se das chamadas Cápsulas da Beleza, que são um composto de nutracêuticos que favorecem a produção da elastina, colágeno e queratina. Fazem parte deste composto as vitaminas, minerais, carotenoides, flavonoides e antioxidantes, que são responsáveis por ajudar a pele a ficar mais hidratada e com menos rugas resultando em seu rejuvenescimento.

Não é nenhuma novidade que uma alimentação saudável e equilibrada influência na beleza da pele, cabelo e unhas. Mas por uma série de motivos, muitas vezes não é possível ingerir, no dia a dia, todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. É aí que as cápsulas da beleza entram porque são capazes de suplementar aquelas substâncias que ficam fora da nossa alimentação como, por exemplo:

·        Vitaminas A, C e E;

·        Licopeno (presente no tomate);

·        Bioflavonoides (encontrados nas frutas cítricas e uvas escuras);

·        Catequinas (presentes no chá verde, uvas e morango);

·        Ácido fenólico (presente no brócolis, cenoura, grãos integrais);

·        Quercetina (das cascas de uva e vinho).

Veja abaixo algumas das vantagens em consumir as cápsulas da beleza:

– Evitar Rugas e Flacidez: Se o seu objetivo é evitar as rugas e flacidez, o ideal é investir nas cápsulas da beleza que possuem antioxidantes e firmadores como colágeno, zinco, vitamina C e E. Essas substâncias têm a função de potencializar a renovação das células, além de aumentar níveis de colágeno na pele, deixando-a mais firme.

– Fortalecer unhas e cabelos: Para fortalecer as unhas o ideal é optar pelas cápsulas com vitaminas A, C e E, ácido fólico, ferro e cobre. Já para os cabelos são recomendadas as cápsulas com vitamina H (biotina), ômega 3, licopeno, e vitamina E, que também auxilia na prevenção de quedas e retarda o aparecimento de cabelos brancos.

– Evitar celulite e gordura localizada: Para quem sofre com a gordura localizada e celulite, as cápsulas da beleza indicadas são as com vitaminas A, C e E, minerais, zinco, magnésio, selênio, silício e cafeína. Esses nutrientes previnem a retenção de líquido, aceleram o metabolismo e promovem a quebra da gordura.

– Manter a memória afiada: Está com problemas de memória e precisa dar um “up” no sistema nervoso? O ideal são as cápsulas com vitaminas do complexo B como a B12 e B6 que, junto da vitamina D, que auxilia na proteção e formação das células do sistema nervoso e contribuem para a redução de perda da memória.

Ao optar pelas Cápsulas da Beleza é preciso lembrar que, embora elas reponham substâncias importantes para o organismo, elas são um complemento e jamais devem substituir alimentos saudáveis. Pensando nisso, a nutricionista Simone Silva preparou para nós um cardápio com alimentos para deixar a pele mais firme e sem flacidez.

Cardápio

Café da Manhã

Ovo mexido: (possui proteína de alto valor biológico)

Suco verde com limão

Lanche da Manhã

Iogurte natural com suco de uva: proteína e resveratrol, que tem ação anti-inflamatória

Almoço

Almôndega de carne ao molho de tomate;

Espaguete de abobrinha com sementes de abóbora crocante

Salada verde com maionese de abacate

Lanche da tarde

Vitamina de mamão, cacau, banana e aveia (o mamão possui betacaroteno que protege a pele, a aveia é rica em silício que estimula a produção de colágeno e o cacau contém bioativos com propriedades antioxidantes)

Jantar

Lasanha de Berinjela com queijo Cottage

Ceia

Colágeno Hidrolisado com suco de acerola (fruta rica em vitamina C e o colágeno que atenua a flacidez, por ser rico em aminoácidos)

Apesar dos suplementos não precisarem de receita médica, antes de optar por fazer a suplementação, o ideal é procurar a ajuda de um nutricionista ou dermatologista, que irá pedir os exames necessários para saber quais as vitaminas que o seu corpo necessita. Lembre-se que tomar complexos vitamínicos em excesso, sem a orientação, pode causar uma sobrecarga renal e intoxicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *