A Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPESP) realizou, nesta quarta-feira (05/11), a solenidade de inauguração da nova unidade de atendimento no município de Taboão da Serra, na região metropolitana da Capital.
A cerimônia aconteceu às 10h, na Rua Elisabetta Lips, 334 – Jardim Bontempo, com a presença da Defensora Pública-Geral do Estado, Luciana Jordão, e diversas autoridades locais e estaduais.
Desde o início das atividades, em 7 de outubro, a nova unidade já registrou 820 agendamentos e mais de 200 atendimentos presenciais. Dentre eles, 16% foram relacionados a alimentos, guarda e visitas na área de família, e 5% a casos de divórcio litigioso. Além disso, já foram trocadas mais de 17 mil mensagens entre usuários e servidores, via sistema digital de atendimento.
Os cidadãos que procuram o serviço esperam, em média, seis dias entre o agendamento e o atendimento, um tempo considerado ágil para demandas jurídicas.
A nova sede oferece assistência jurídica gratuita nas áreas cível e criminal, abrangendo casos de direito de família, moradia, saúde, educação e defesa em processos criminais, além de atendimento a adolescentes acusados de ato infracional.
Taboão da Serra é a quinta cidade paulista a receber uma nova unidade da Defensoria Pública em 2025, parte do plano de expansão institucional, que considera o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e o grau de vulnerabilidade social da população.
Sobre a Defensoria Pública de SP
A Defensoria Pública de São Paulo é uma instituição permanente do Sistema de Justiça responsável por oferecer assistência jurídica integral e gratuita a pessoas que não têm condições financeiras de contratar advogado.
Atualmente, o órgão conta com 860 defensores e defensoras públicas, distribuídos em 70 unidades pelo estado.
A Defensoria pode:
- Entrar com ações judiciais;
- Atuar em processos em andamento;
- Promover conciliações;
- Defender direitos de pessoas processadas.
O atendimento é voltado, em geral, para famílias com renda de até 3 salários mínimos, podendo chegar a 4 em casos específicos (como famílias grandes, com idosos, pessoas com deficiência ou gastos médicos elevados).
Casos de violência doméstica, defesa criminal e curadoria especial são atendidos independentemente da renda.
Agendamento: pode ser feito pelo assistente virtual DEFI, de segunda a sexta, das 8h às 18h, no site www.defensoria.sp.def.br.
Nos finais de semana e feriados, o atendimento é restrito a casos urgentes, das 7h às 12h.
Serviço:
Solenidade de Inauguração – Unidade de Taboão da Serra
Endereço: Rua Elisabetta Lips, 334 – Jardim Bontempo, Taboão da Serra/SP
Horário: 10h
Data: 05/11/2025 (quarta-feira)

