Desocupação pacífica na Lagoa de Carapicuíba remove 460 famílias com apoio social e policial

Capa Plantão Policial

Operação envolveu mais de 500 profissionais; Viaduto Corredor Oeste foi interditado

O processo de desocupação da Comunidade Porto de Areia, localizada na Lagoa de Carapicuíba, na divisa com Barueri, entrou em sua fase final na manhã desta terça-feira (7).

A operação contou com apoio da Polícia Militar, oficiais de justiça e equipes de assistência social, mobilizando cerca de 500 profissionais. Como medida preventiva, o Viaduto Corredor Oeste foi interditado na noite anterior (segunda-feira, 6) para garantir a segurança de todos os envolvidos.

Ação pacífica e acordos com moradores

Segundo a PM, a ação ocorreu de forma majoritariamente pacífica, com 460 famílias aderindo voluntariamente ao acordo oferecido pelas prefeituras de Carapicuíba e Barueri.

“Uma desocupação pacífica em que 460 famílias aderiram de forma voluntária à parte que tanto Barueri quanto Carapicuíba ofereceram a eles. O que ficaram são famílias que, após o recadastramento, permaneceram”, afirmou o tenente-coronel da PM à reportagem do SBT Manhã.

Das 11 famílias que ainda ocupavam a área até o dia anterior, apenas seis resistiam na manhã desta terça-feira, mas, após negociações, a maioria cedeu e os barracos começaram a ser demolidos.

Desocupação cumpre decisão judicial de 2010

A ação é resultado de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público, respaldada por um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2010. O documento apontava sérios riscos à população, como:

  • Alagamentos frequentes
  • Possíveis deslizamentos de terra
  • Contaminação ambiental

Apoio às famílias removidas

A Prefeitura de Carapicuíba informou que as mais de 400 famílias removidas estão recebendo um auxílio-aluguel de R$ 800 como medida emergencial. Além disso, as famílias terão acesso a cartas de crédito da CDHU para garantir moradia definitiva.

Leia também: Reintegração de posse interditará viaduto Corredor Oeste em Carapicuíba na próxima semana

Interdição do Viaduto Corredor Oeste

Como parte da estratégia de segurança, o Viaduto Corredor Oeste, uma via importante da região, foi interditado temporariamente. O bloqueio garantiu que a operação ocorresse sem incidentes maiores, com controle total do fluxo de pessoas e veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *