Em live sobre reforma tributária, presidente do SinHoRes destaca: “Turismo não pode pagar mais impostos”

Geral

O presidente do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região, Edson Pinto, representando a FHORESP – Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo, do qual também é vice-presidente de relações governamentais, participou de live do Canal Restaurante, sobre a Reforma Tributária e o Setor de Foodservice. Durante o encontro, Edson cobrou apoio governamental para o setor de Turismo e destacou que está muito preocupado com as propostas de reforma em tramitação no Senado e na Câmara dos Deputados

Intermediada pelo jornalista Sérgio Lerrer, o encontro levou para o debate Luiz Carlos Hauly, ex-Deputado Federal, Economista e Tributarista e Bernard Appy – Economista do Centro de Cidadania Fiscal, ex-secretário de Políticas Econômicas, autores das propostas de Reforma Tributária em andamento no Senado Federal e Câmara dos Deputados. Eles responderam dúvidas de lideranças e empreendedores do setor de alimentos e bebidas.

No início da live, o presidente do SinHoRes, Edson Pinto, apresentou um panorama do setor e disse acreditar que é preciso simplificar o sistema tributário e que a reforma total, incluindo ISS e ICMS, é a mais importante. “A dúvida é se esse é o melhor momento, tendo em vista a dificuldade de contato com os parlamentares e acesso às emendas que possam trazer algum aperfeiçoamento aos projetos que tramitam nas Casas Legislativas. Além disso, a proposta base que está no congresso precisa ser aperfeiçoada, já que da forma como está não conta com o apoio da categoria. Entendemos que nossa alíquota será aumentada já que o setor de serviços não conta com muitas etapas anteriores à produção para abater impostos. E nem mesmo uma eventual desoneração da folha seria suficiente para cobrir esse aumento de custo”.

Outra questão levantada por Edson, é que o setor como grande gerador de emprego já tem a sua folha de pagamentos muito pressionada pelos impostos incidentes e o setor de alimentação fora do lar perderá o Regime Especial de Tributação do ICMS existente em diversos estados da federação.

Participaram da live também Ely Mizrahi, Presidente do Instituto Foodservice Brasil-IFB; Fernando Blower, Presidente SindRio; Marcus Galeb, Diretor Sindcerv e Tributário Ambev; Flávio Gaiana, Diretor Tributário Heineken; Ricardo Roman, Presidente ABIH-SP e Nelson Ramalho, Sócio Mule Bule/POA.

O SinHoRes Osasco – Alphaville e Região e o Canal Restaurante são parceiros e geram conteúdo direcionado ao Food Service e Hospitalidade. Além do Canal Restaurante, a live também foi transmitida pelo Facebook do SinHoRes.

Assista ao video em https://www.youtube.com/watch?v=Yue_NjkWRwA&t=537s

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *