Empório Gerais de Minas: uma homenagem viva à cultura mineira em Osasco

Alexandre Frassini Capa Correio Gastronômico
Por Alexandre Frassini

“Oh Minas Gerais, Oh Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais, Oh Minas Gerais!”
O verso eternizado por Tonico e Tinoco (e mais tarde por Milton Nascimento), apesar de ser uma adaptação da valsa napolitana “Vieni sul mare”, traduz com perfeição o sentimento de quem conhece esse estado maravilhoso que é Minas Gerais. Sou suspeito para falar, é verdade, mas nunca me canso de dizer: Minas é o verdadeiro berço da culinária brasileira. Uma referência, uai!

Pois bem, inspirado por essa saudade boa de Minas, resolvi escrever na minha coluna neste nobre periódico sobre alguns lugares que descobri recentemente — e o mais curioso é que todos ficam no mesmo bairro, a poucos metros uns dos outros. Muitas vezes passam despercebidos, mas são excelentes opções para quem procura um clima mais tranquilo.

Quem mora em Osasco já sabe: a região do Km 18 e Jardim das Flores virou ponto certo na cidade. Casas de show, barzinhos e restaurantes brotam por ali como flores na primavera — não à toa, alguns até apelidaram a área de “Vila Madalena de Osasco”.

Mas e quem quer um pouco mais de sossego? Bater um papo tranquilo, saborear uma boa comida, fugir das aglomerações e do agito das baladas fervilhantes? Será que tem opção? Uai, claro que tem!
Fundado em 2002 por Elifas Silveira, o Empório Gerais de Minas nasceu com uma missão simples e afetiva: trazer um pedacinho de Minas Gerais para Osasco. Com uma curadoria cuidadosa de cachaças artesanais e petiscos típicos, o espaço rapidamente conquistou os corações (e paladares) dos apaixonados pela culinária e cultura mineiras.

Mais do que um empório, o local se transformou em um verdadeiro ponto de encontro. Sob a liderança de Silveira, o ambiente ganhou alma própria — acolhedor, autêntico e repleto de história. Degustações, eventos e festivais temáticos ajudaram a transformar a casa em referência quando o assunto é cachaça de qualidade e tradição mineira.

Rafhael e Laís assumiram a condução do negócio

Hoje, o legado de Elifas segue firme nas mãos da segunda geração. Laís e Rafhael, filho e nora do fundador, assumiram a condução do negócio com entusiasmo e respeito pelas raízes que o construíram. Com uma visão contemporânea e novas propostas, eles mantêm viva a essência do empório, valorizando os sabores e a cultura de Minas, mas com um olhar voltado para o futuro.

O Empório Gerais de Minas não é apenas um comércio de cachaças. É um elo entre gerações, um símbolo de afeto familiar e um tributo à rica identidade mineira. Em meio ao ritmo acelerado da cidade, ele permanece como um refúgio de tradição, sabor e histórias bem contadas — sempre ao som de um “uai” acolhedor.
Horário de Funcionamento:
• Terça a Sexta: das 11h às 22h
• Sábado: das 10h às 17h
• Domingo: das 10h às 14h

O Empório em Gerais de Minas fica na Rua Vitório Tafarello 473, km 18 – Osasco

Pratos e Acepipes:
• Porções de Acepipes:
• Broto de bambu
• Queijos artesanais
• Linguiça defumada
• Prato Especial de Terça-feira:
• Super Burger da Casa
Hambúrguer de costela com maminha e queijo da Canastra
• Queijos:
• Meia cura (uma verdadeira iguaria mineira)

Então fica aqui o convite para você conhecer essa tradicional casa mineira no coração da nossa cidade. Ah, e o Rango do Ale também cozinha por lá de vez em quando — mais um motivo pra dar uma passada, né? Quem sabe a gente não se encontra por lá, proseia um pouco e divide um tequinho de queijo?

Até a próxima, pessoal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *