Existe mulher empoderada acima do peso?

Colunistas Helena Custódio

As Misses Plus Size Brasil espalham autoestima e ensinam amor-próprio para que todas se amem e se aceitem como são.

Empoderamento é igualdade, liberdade, sororidade e representatividade. Essas palavras definem o que é o empoderamento feminino e o que desejamos alcançar.

Estamos vivendo em uma sociedade na qual a imagem tem muito valor, a mulher é a mais cobrada  a estar dentro do padrão de beleza.

Padrão que na verdade é inatingível, pois geralmente nunca estaremos bem o suficiente para agradar. O fato da mulher não conseguir se adequar ao “corpo ideal”, ou seja por motivos financeiros, genéticos ou pessoais, pode interferir na sua saúde mentale principalmente na sua autoestima .

Muitas mulheres se sentem infelizes com seu próprio corpo, e quando vê seu reflexo no espelho acabam tendo uma visão distorcida de si mesma, não reconhecendo quais são suas verdadeiras necessidades e desejos, chegando ao ponto de não conseguir encontrar nenhuma característica positiva.

Como blogueira com mais de um milhão se seguidores (Sou Gordinha Sim) recebo mensagens todos os dias de mulheres que estão com autoestima baixa, depressão, ansiedade , por estarem fora dos padrões que atual sociedade exige, e me pedem ajuda para elevar a autoestima

Como Coach e Palestrante tenho ajudado muitas mulheres aprender se amar, se aceitar do jeito que são.

Esse ano em meio a crise do covid19 , realizei o 1º Concurso Online  Plus Size de  nível nacional : “Sou Gordinha Sim 2020” , para mostrar que existem mulheres acima do peso, bonitas e atraentes, felizes, entusiastas, saudáveis e cheias de amor próprio.

O objetivo do concurso de beleza plus Size foi empoderar as mulheres gordinhas, elevar  a autoestima, autonomia, segurança e  confiança .

O concurso contou com a participação de 58 candidatas entre 18 a 60 anos que vestiam acima do manequim 46, assim chamando mulheres plus size .

Confesso que não foi fácil escolher as vencedoras, tivemos um corpo de jurados com 16 especialistas; foram duas categorias a Miss e a Master , sendo a primeira e a segundo lugar que se chama Princesa.

Quando iríamos imaginar que seria possível  uma pessoa gordinha ser Miss receber faixa e coroa ?

Tenho o orgulho de apresentar para todos vocês, que gostam de ler a minha coluna aqui no Jornal, as Miss Plus Size Brasil  Sou Gordinha Sim 2020.

1º Colocada 

Categoria Miss dos (18 aos 39 anos)

Camila Duarte Hans

29 anos

Manequim 46

Nascida, criada e residente na cidade de Trindade-GO

Solteira

Profissão Modelo Plus Size 

Gordinha desde a infância 

Depoimento:

“Participar do MISS SOU GORDINHA SIM BRASIL foi sinônimo de mais um sonho alcançado, não imaginava ser a eleita ainda mais a nível nacional, e hoje me sinto mais forte ainda pra colocar meus projetos em ação, ajudando diversas pessoas a se aceitarem e serem felizes e agora com esse  título quero alcançar o mundo passando uma mensagem de superação e mostrar que podemos sim ser felizes independente do nosso manequim! “Isso mesmo , faça as coisas por você e para você, aprenda a se cobrar quando for preciso, mas sem culpa ou arrependimento, mais importante que a opinião dos outros  é você se sentir bem e feliz, LIBERTE -SE DO PADRÃO DE BELEZA. “

Camila Duarte Hans

2º Colocada  

Juliana Andrade Ribeiro

Idade 33 anos

Manequim 54, Nascida e residente em São  Paulo

Casada uma filha

Profissão: Agente de Viagem e Modelo Plus Size

Sempre fui gorda.

Depoimento

“O mais gostoso do concurso foi conhecer as candidatas, mulheres reais acima do peso como eu, que participaram desse maravilhoso concurso online,  cada mulher  com a sua história de vida e superação uma mais linda que a outra , esse tipo de concurso super motivador. Ainda não acordei desse sonho maravilhoso, sou primeira Princesa do Brasil Sou Gordinha Sim , sou gorda sim mas com saúde e feliz. Jamais se limite em fazer algo por causa de sua aparência, você pode fazer o que deseja, desde que se disponha a isso. É justamente seu corpo lhe permite isso, afinal é através dele que você se relaciona com o mundo e com todos ao seu redor. Seu padrão de corpo e ser feliz!”

Juliana Andrade Ribeiro

Categoria Master dos ( 40 aos 60 anos)

Primeira Colocada

Eizabeth Annie Lourdes de Souza

Idade 40 anos

Manequim 54

Nascida em  Vitória – ES  hoje reside em  Joinville

Solteira Profissão: Bióloga Marinha e técnica em recursos pesqueiros, hoje trabalho como técnica de enfermagem e estudando técnica de enfermagem do trabalho.

Depoimento.

“Poder participar do Miss Brasil Sou Gordinha Sim Brasil, foi a realização de um sonho de criança do qual nunca pude realizar, por não estar dentro dos padrões de beleza  e hoje eu posso dizer que eu vivi e estou vivendo o grande sonho de contos de “fadas” a Cinderela, uma pessoa simples como eu em meio aos afazeres domésticos: tarefas infinitas lavar, cozinhar, cuidar, trabalhar fora eu vivi uma experiência de ser  Rainha , é com muita alegria e emoção, poder dizer: Sou Gordinha Sim e Miss Brasil 2020, é maravilhoso poder carregar essa faixa e essa coroa hoje, sou referência para mulheres que tem vergonha do seu corpo e que sofrem por estar acima do peso. Coloque em prática o amor próprio. Perceba e admire todas as coisas positivas e lindas sobre você. Pare de focar nas críticas e buscar defeitos, dê evidências as suas qualidades e valorize as partes que mais gosta em si mesmo. APRENDA A GOSTAR DO SEU CORPO!”

Elizabeth Annie

2º Colocada Princesa Master Plus Size Brasil Sou Gordinha Sim 2020

Eliza de Fátima Santa

Idade: 51 anos

Manequim: 46/48

Cidade que mora: Cuiabá-MT

Cidade que nasceu: Nortelândia-MT

Estado civil: viúva

Tem filhos: 2 filhos Profissão: Tabeliã

Gordinha desde que nasci, nasci pensando  4,5 Kg

Depoimento

Participar desse concurso foi uma experiência incrível e um grande aprendizado. Tive a oportunidade de conhecer a Blogueira Helena Custódio, que é uma inspiração para todas mulheres acima do peso. Senti uma enorme emoção e muita gratidão em ter sido agraciada em segundo lugar na categoria Master, pois estava ao lado de mulheres incríveis e isso foi uma enorme vitória em minha vida.

Eliza de Fátima

Mais importante que um corpo perfeito é um corpo saudável. Se alimente bem, pratique atividade física; Gordinha SIM, SEDENTÁRIA NÃO! Jamais coloque sua saúde em risco para conquistar determinada aparência.

Tenha cuidado consigo mesma, se coloque sempre em primeiro lugar na sua vida: CUIDE-SE!

Precisamos acabar com preconceito. 

Você acredita que uma mulher gordinha pode ser MISS ?

Corpo de Jurado do Maior Concurso Online de Plus Size do Brasil

  1. Ivany Miranda, Formada em Comunicação e Mkt, gestora de Projetos Sociais em Osasco.
  2. Gabrielle Rocco, Colunista e Musa Plus Size do Calendário de Osasco
  3. Gisele Camargos , Empresária no ramo de calçados em Osasco.
  4. Marizeth Maria , Escritora de livros , tem um espaço cultural em Osasco.
  5. Tiago Dotto, Empresário e representante da Corpusfit moda fitness
  6. Simone Heitor, Digital Influenciadora de Moda
  7. Professora Patrícia Assuf Nechar. Doutora em Comunicação e Semiótica, pesquisadora sobre o Corpo Gordo e Movimento Plus Size
  8. Cristiane Sanches, Jornalista e influenciadora
  9. Lais Oliveira , Psicóloga
  10. Edi Junior, Produtor de Eventos.
  11. Carol Araújo, Empresária
  12. Addis  k. Jacob, Empresária no ramo de calçados.
  13. Elecicia Aguiar, Miss Brasil Unificado Master 2020
  14. Fátima Barbosa Jornalista diretora da ONG reciclando planeta
  15. Paula Sena, Coach de Relacionamentos e Poder Feminino
  16. Ivete Schincariol, Especialista em Mente Humana,Coach e Terapeuta .

8 thoughts on “Existe mulher empoderada acima do peso?

  1. Uall que matéria maravilhosa, meus parabéns Helena Custodio que venham mais matérias como essa.

  2. Sim existem mulheres maravilhosas e empoderadas acima do peso! A Helena Custódio é uma delas, que brilha tão forte que faz todas ao seu lado brilhar também, como uma constelação de estrelas lindas e brilhantes . Ela me devolveu a auto estima e a vontade de lutar cada dia mais, em prol do bem, da alegria de viver e poder mostrar pra todos que uma pessoa acima do peso não significa que é sedentária como a sociedade julga. Eu sou a Miss Master Brasil Sou Gordinha Sim e sou uma pessoa que aguenta firme todos os desafios da vida, entrei no concurso minha mãe estava no hospital e permaneci lutando pra participar do concurso, trabalhar fora, dar conta da casa e estudar e depois que ganhei foi a vez do meu pai ficar doente e novamente aguentei firme, fazendo fotos lindas maravilhosas, cuidando do meu pai e da minha mãe, trabalhando fora e dentro de casa e estudando isso tudo porque me aceitei como eu sou uma mulher nova e empoderada graças a Deus. Obrigada Helena Custódio, você realmente é uma pessoa iluminada por Deus que venham muitas matérias maravilhosas e deixo aqui meu desejo de poder te ver num programa de televisão, um programa de auto estima de mulheres lindas e maravilhosas, independente da cor, religião, orientação sexual, estatura física. Parabéns linda matéria.

  3. Um honra participar do corpo de jurados desse concurso. Um concurso que vai muito além da aparência e estética, que proporcionou a oportunidade de mulheres maravilhosas se sentirem valorizadas e empoderadas pelo simples fato de nós aceitar exatamente como somos!!!!

  4. Parabéns, Helena, pela iniciativa! Este concurso tem um significado muito especial para todas nós. Foi uma honra fazer parte do júri e um prazer constatar o nível de organização e a seriedade com que tudo foi realizado. Você sempre será uma mulher inspiradora para todas nós, que vestimos manequim acima do 44. UM beijo carinhoso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *