Ginástica rítmica de Osasco já presencial mas os campeonatos seguem online

Colunistas Esportes Márcio Silvio

Osasco tem uma das melhores escolas de ginástica rítmica do Brasil e que recomeça as atividades dentro da fase de segurança nesse período de pandemia. Com o esporte paralisado desde março, a modalidade adaptou-se rapidamente ao mundo virtual para cursos, aulões e campeonatos. Maria da Conceição Concita responde pela modalidade e hoje festeja o retorno gradual da escola.

Apenas as atletas de competição estão de volta em treinos presenciais. Dentro da fase amarela a professora iniciou o retorno e sob um rigoroso esquema de saúde. Mas segundo a professora, todo grupo muito feliz por sair da quarentena. “Agora com Osasco na fase verde nós podemos treinar diariamente porque nós temos muitas competições”, comemora.

Ela está trabalhando com seis atletas de alto rendimento na escola que fica no centro de Osasco, um espaço que é mesmo bem amplo e igualmente alto, quesitos fundamentais para a modalidade. Enquanto escolinha de formação, a ginástica rítmica deve reabrir somente em 2021. Então, o expediente de agora fica para as meninas competidoras.

“Nós entramos nos Países Unidos que é uma competição no Chile, desde julho estamos competindo e ganhando na Ucrânia e dia 22 agora estaremos no México”. A professora sorri e brinca com essa realidade virtual: “Nós estamos viajando muito.”

“Também competimos na Argentina em setembro e ganhamos lá, mas não foi gravado, tudo ao vivo”. O que Maria Concita diz com isso é que alguns campeonatos recebem vídeos das atletas do mundo todo e as pontuações são avaliadas posteriormente; mas há torneios que são diretos. “No próximo dia 22 estaremos na competição do México que será ao vivo, depois estaremos na Ucrânia”, sorri novamente a professora.

No início de novembro ela comanda Osasco nos Países Unidos e, na sequência, tem a Copa São Paulo que será também ao vivo. Em todas essas competições, as atletas atuam na própria escola. “Nosso espaço aqui é excelente e as atletas têm todas condições para as apresentações.”

“E nesse retorno aos treinos eu devo muito aos pais das meninas que me ajudaram no período da quarentena. Eles foram os meus técnicos porque eles corrigiam ao vivo as ginastas. Eu atuava pela telinha (virtual) mas os pais estavam lá, dando toda ajuda”, completou.

1 thought on “Ginástica rítmica de Osasco já presencial mas os campeonatos seguem online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *