Honraria

Colunistas Sem Mordaça

Em setembro um evento social e também político vai agitar Osasco. Numa mesma noite, a Câmara de Osasco irá promover uma sessão solene, a entrega de Títulos de Cidadãos a três personalidades do mundo político e empresarial de Osasco e do Brasil. Os títulos já foram concedidos há algum tempo, mas até hoje não foram entregues a Gilberto Kassab, Lau Alencar e Sérgio Yamato.

Personalidades
Um dos três novos Cidadãos de Osasco a serem agraciados com esse título no próximo mês é o empresário e engenheiro civil Gilberto Kassab, presidente Nacional do PSD, ex-Ministro de Ciências, Tecnologia, Inovações e Comunicações e duas vezes prefeito de São Paulo. O título a Kassab aprovado pelos vereadores, foi proposto pelo vereador Josias da Juco. Outro que irá receber a honraria é Lau Alencar, empresário e que há alguns anos ocupa cargos de primeiro escalão na prefeitura de Osasco. Atualmente, Alencar é o secretário de Serviços e Obras, presidente do PSD de Osasco e membro do Diretório Nacional da agremiação. O título a Lau foi apresentado pelo ex-vereador José Amando Mota. Outro a ser homenageado pelo legislativo osasquense, com o título proposto pelo ex-vereador Fumio Miazaki, é o conceituado empresário Sergio Yamato, ex-vereador, exímio conhecedor e coordenador político e que, em vários mandatos de prefeitos foi o titular das mais diversas secretarias.

Sessão solene
Como o auditório da Câmara de Osasco é acanhado, a solenidade de entrega de Título de Cidadão, a três pessoas de tamanha envergadura e projeção deverá ser realizada num local que possa abrigar as centenas de convidados, amigos, admiradores e familiares dos homenageados. Um desses locais a ser escolhido poderá ser o Teatro Municipal Glória Giglio.

 

Terra fértil
A cada dia uma nova barraca para venda dos mais diversos produtos é instalada no centro comercial de Osasco, dando-se a impressão que o fato é semelhante ao que se diz da planta denominada “tiririca”, que infesta gramados, canteiros e a agricultura em geral e que, quanto mais você arranca mais nasce.

Final feliz
Após o imbróglio impedindo há alguns meses, a entrega às famílias de suas moradias no Conjunto Habitacional Miguel Costa, em Quitaúna, num total de 960 apartamentos, construídos numa parceria entre a prefeitura de Osasco e o Governo Federal, fato este envolvendo o Exército, Prefeitura, Caixa Econômica Federal e Ministério das Cidades, uma liminar da Justiça Federal liberou a entrega dos imóveis e os primeiros moradores já começam a se mudar neste fim de semana.

Uma coisa é uma coisa

Outra coisa é outra coisa. Num momento de descontração, na última terça-feira, durante a visita do prefeito Rogério Lins, na sessão ordinária de abertura dos trabalhos legislativos do segundo semestre da Câmara de Osasco, Lins foi abraçar dois vereadores da oposição, Tinha di Ferreira e Dr. Lindoso. Na oportunidade, Tinha fez questão de dirigir-se à plateia e falou: “ Rogério é meu amigo. Não sou contra sua pessoa e sim contra o seu governo”.

Gol contra
Alguns professores e funcionários de escolas estaduais de Osasco, estão preocupados com a seguinte situação: “Após término do contrato, não houve renovação com funcionários da limpeza, com isso todos são prejudicados nas escolas, onde o mínimo que se deve ter para trabalhar e estudar é um local limpo. É triste o tratamento dado pelo governo do estado e estamos indignados com a falta de respeito”. As escolas são Rosa Bonfiglioli no Jardim D’abril, Escola São Paulo da Cruz no Santo Antônio, Escola Glória Azedia Bonetti na Rua Altino Arantes, Escola Oguiomar Ruggeri no Veloso. Como fica a situação de alunos, professores e funcionários numa escola sem a devida limpeza?

Desabafo
Na live semanal pelo Facebook da última quarta-feira, o vereador Dr.Lindoso disse entre outras coisas, que ficou feliz com alguns posicionamentos do prefeito Rogério Lins quando de sua visita à Câmara Municipal na terça-feira, 6, mas que não vai aceitar assessor de vereador ou do prefeito falar bobagem sobre sua pessoa. “Não tenho rabo preso com ninguém, estou vereador e não admito pessoa ficar inventando bobagem para circular nas redes sociais. Não tenho nada contra o prefeito, ajudei a elegê-lo no segundo turno e isso não quer dizer que estou concordando com o seu governo.Quero lutar pelas coisas boas em prol do cidadão e caso me sinta ofendido vou na justiça buscar meus direitos”.

Opinião
Na mesma live de quarta-feira, o vereador Dr. Lindoso afirmou: “sou a favor de político não ter salário e ser voluntário e na Câmara de Osasco, sou a favor de diminuir o número de vereadores”. Atualmente são 21 vereadores e pela legislação, levando-se em consideração a população de Osasco, este número poderia ser ampliado para até no máximo 27. Entre os atuais ocupantes das cadeiras no legislativo, o vereador Didi também é favorável à redução das cadeiras.

Perigo de morte
No último mês, duas pessoas morreram em Santos, em decorrência da criptococose, conhecida como “Doença dos Pombos”. A infecção é ocasionada por fungos que se proliferam nas fezes dos pombos. As fezes ressecadas desses pássaros, espalhadas pelo vento, podem ser inaladas pelas pessoas e causar a doença que pode levar à morte. Em Osasco temos muita concentração de pombos em algumas praças e, especialmente, na região central, onde há comida farta à disposição dos mesmos. Fica o alerta.

Jogo de xadrez
Nas eleições anteriores, partidos políticos se coligavam em busca de eleger vereadores. Agora o papo é outro. Não haverá mais coligações nas proporcionais, isto é, no caso de Osasco, cada agremiação poderá concorrer com até 32 candidatos, respeitando que pelo menos 30% serão candidatas. Isso resulta que, sem as coligações, vai ser um Deus me Acuda e no final, somente as maiores agremiações é que sobreviverão, isto é, conseguir sucesso com seus candidatos. Por tudo isso, a caça a candidatos para compor as chapas já começou, como também é esperado novas filiações e trocas de partidos de olho em 2020.

Saidinha
Em algumas datas especiais no calendário como o Dia dos Pais, as saídas temporárias ou saidinhas, previsto em lei, coloca nas ruas milhares de presos que possuem esse direito. Nem todos os beneficiados vão cometer delitos no período permitido mas alguns, nessa liberdade provisória, aproveitam para promover os mais diversos crimes e até mesmo não voltar ao presídio no prazo estipulado. Nesta quinta-feira, um detento beneficiado por saidinha do Dia dos Pais, participou de um arrastão no extremo sul de Osasco. Ele e seu comparsa foram presos. Mais do que nunca, todo cuidado é pouco.

Inversão
O local do acidente ocorrido com o prefeito Rogério Lins e a primeira-dama Aline Lins, no acendimento da fogueira no Arraial do Servidor, foi na área de estacionamento da Arena Vip. Este acidente poderia ter acontecido em qualquer outra área do município. Agora estranho é que passado um bom tempo, a Arena Vip ainda não foi liberada e com isso, as barracas da Feira Noturna de quarta-feira são instaladas no estacionamento, onde aconteceu o acidente e a Arena Vip agora serve de estacionamento dos veículos de clientes.

Novidade
Agora em Osasco nós temos algumas calçadas no estilo “tobogã”, onde os pedestres precisam se equilibrar para não cair, principalmente as mulheres com sapatos de salto alto e idosos. E um detalhe, essas calçadas a que nos referimos são recentes e fácil de localizá-las na Avenida dos Autonomistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *