Mestre Luizinho leva cinco décadas de ringue à Academia Municipal do Baronesa

Várias modalidades dividem o grande espaço da Academia Municipal de Lutas no Jardim Baronesa, zona Norte de Osasco. O boxe é uma das modalidades mais procuradas e com as aulas bem carregadas. Esse sucesso deve-se a um histórico que vai para cinco décadas de ringue, Luiz Martins. Em 1973 ele tinha 14 anos e lutava como atleta da Secretaria de Esporte ao pendurar as luvas continuou no ringue como treinador e para 37 anos formando importantes nomes do boxe profissional.
Luizinho do Boxe é praticamente uma grife de Osasco e fazendo acontecer na academia que é projeto de inclusão da prefeitura, tudo de graça. Se isso é uma boa notícia, a má fica por conta dos equipamentos porque são muitos alunos. Diante disso, o jeito é lutar na camaradagem com um atleta emprestando para o outro. Luizinho tem mais de cem alunos matriculados.
Alguns treinam por treinar, outros já cobram lutas porque querem seguir carreira. Caso de Thiago Ribeiro, 27, ex-jogador de futebol americano (Soldiers) que partiu para a musculação e depois para o ringue. Ele mora no Jardim Aliança, conta que ficou uns meses parado até alguém lhe falar da academia municipal. “Eu sempre gostei do boxe, fui lá ver e fiquei”. Thiago é peso-pesado e o objetivo dele é estrear no ringue por Osasco nos Jogos Abertos do Interior.
Erisson Ribeiro tem 16 anos, peso-mosca que, segundo Luizinho, dá sinais de ferocidade. Ele já tem um ano de treino e vem batalhando para se tornar amador. O garoto mora no Jardim Baronesa e não sonha pouco: “Quero ser campeão dos Jogos Abertos, quero ser profissional e ser campeão brasileiro e sul-americano”. Luizinho do Boxe respeita a ousadia do moleque e diz que é um atleta que treina muito forte e que tem pegada.
São três aulas por semana (segunda, quarta e sexta-feira), das 18 às 20h. “O interessado em treinar tem que levar duas fotos, documento e comprovante de residência. Não paga nada”, diz o mestre. “Quero agradecer ao prefeito Rogério Lins e ao secretário de Esporte Carmônio Bastos pelo apoio dado”, finaliza. A Academia Municipal de Lutas fica na Rua Duke Wellington, 350, Jardim Baronesa. Mais informações pelo 3683-7920. (MS)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here