Não procrastine o seu sonho

Conhece aquela “psicose” de deixar as coisas para amanhã?

O ano está fresquinho, cheio de novas possibilidades, um livro em branco a ser preenchido, e esse é o momento de refletir e colocar em prática as metas feitas no ano anterior ou até retomar os objetivos não alcançados, sonhos não se adiam!

Sabe aquelas desculpinhas sem muito fundamento como: estou cansado, sem tempo, eu não consigo etc.

A procrastinação é o retrocesso frequentemente irracional e inútil em determinadas decisões ou cumprimento de alguma ação, que está ligado a um conforto temporário. Porém, atitudes de adiamento geram danos na qualidade de vida, tanto em questões emocionais, comportamentais e até cognitivas.

E não falo apenas na rotina alimentar e sim em todos os campos da vida (trabalho, vida social, tarefas comuns e rotineiras, etc).

A sensação de desânimo em lidar com ações complexas e de retornos demorados e não tão prazerosos faz com que a busca por desfecho simples e rápido cresçam, postergando demais atividades.

Quais foram as suas metas para 2020?

É um emprego novo, um projeto, uma nova área de atuação, uma qualidade de vida melhor, é ficar mais com a família, é um livro, uma viaje? São tantas a possibilidades de iniciar, melhorar ou aprimorar o que já é bom.

Mesmo com a busca por atividades simples e prazerosas, metas inalcançadas vem acompanhado de emoções negativas, concorda?

Sair da zona de conforto é um desafio constante, tem que estar disposto a encarar as duas faces da moeda.

Sentimentos de angústia, inquietação, medo e culpa, são frequentes em um mundo desconhecido, a sensação de possíveis riscos no percurso pode gerar inquietações como cobranças internas, gerando cargas de emoções ruins, levando a desistência.

É importantíssimo que ao se comprometer com uma meta, leve em consideração que terá dias bons, outros não tão bons e uns ruins e saber lidar com cada uma das fases te fará vencedor.

Como não procrastinar?

 O ato de estar sempre adiando algumas situações, mesmo você desejando muito é mais comum do que se imagina e persistir é o seu mantra.

Quer mudar essa realidade e alcançar o topo da sua realização?

-Primeiro passo é reconhecer que sempre arruma uma desculpa, é mais desconfortável ficar pensando porque não fez, do que realizar a tarefa;

– Vá por partes, devagar e respeitando o seu tempo, não é porque você se propôs que tem que ser pra ontem, diferencie o ato importante do menos importante;

-Faça uma lista dos seus afazeres diários e vá cumprindo de acordo com o grau de importância;

-Vivenciar e se parabenizar por cada atividade finalizada;

-Sabemos que com a vida digital hoje, procrastinamos mais, então diminua as horas em frente à TV, estipule horário para mexer no celular, se possível silencie as notificações para não cair naquelas olhadinhas rápidas e quando dá conta passou 30 minutos do seu dia.

-Analise o dia e horário que você tem mais produtividade, acontece que o fuso interfere na sua produção, não é porque você acordou às 5h da manhã que tem disposição para produzir mais, eu, por exemplo, para algumas atividades funciono a partir das 9h;

-Se pergunte o que vai deixar de ganhar ou o que pode perder, caso não realize essa atividade.

Faça de 2020 o seu ano, conquiste!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here