O que é a depressão?

Colunistas Erica Rodrigues

Muitas pessoas têm dificuldade de entender e/ou aceitar que a depressão existe, acredito que por uma questão cultural e um pouco sobre a diferença entre se diagnosticar uma doença física e um transtorno mental.

Então por exemplo:

Você vai ao médico e descobre que tem diabetes através de um exame de sangue, nesse momento o médico te mostra o resultado e diz que você precisa começar aplicar insulina diariamente (eu sei que isso não é para todos os casos, mas é para esse meu exemplo). Nesse momento você pode até ficar chateado(a), confuso(a), mas entende e faz a recomendação médica e depois de alguns meses você refaz o exame e fica sempre acompanhando os resultados.

Agora, você vai ao médico com diversas queixas físicas e mentais, ele faz uma bateria de exames e todos os seus resultados estão certos, sem nenhuma alteração. Ele então te direciona para um psiquiatra e um psicólogo, acredita que você está com depressão.

E então você pensa:

Como eu estou com depressão? Não saiu isso em nenhum exame, meus exames estão todas com a taxa boa, eu não fiz nada para ter depressão, não é possível”.

Nesse momento, você começa a negação e muito provavelmente não procura ajuda.

Dessa forma, a sociedade acaba mantendo o grande paradigma que depressão não existe, que é falta de força de vontade, que é frescura e afins, porque não saiu o resultado em um exame médico.

Mas é isso mesmo, não saiu e nem existe uma previsão de quando a ciência irá conseguir diagnosticar a depressão através de exames, o diagnóstico é clínico, com base em sinais e sintomas físicos, comportamentais e emocionais que a ciência já descobriu.

Os psicólogos e psiquiatras são os profissionais aptos e especialistas em diagnosticar e tratar a depressão, assim como todos os transtornos mentais.

Para te ajudar vou deixar aqui os sintomas mais comuns na depressão, se você tiver alguns desses sintomas com frequência e intensos não deixe de procurar ajuda.

Sintomas físicos – insônia, perda de apetite e fadiga.

Mudanças de comportamento – interromper atividades que já está acostumada e gosta, evitar amigos, não querer sair da cama com frequência.

Alterações de humor – irritabilidade, tristeza frequente e culpa.

Padrão de pensamento – negativo, autocrítico e pessimista.

Depressão está longe de ser frescura, se cuide!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *