Obra emergencial na Ponte do Jaguaré começa nesta quinta, 3

Capa Cidades

Fonte: R7

Uma obra emergencial na Ponte do Jaguaré, no sentido bairro-centro, para substituição de dois dos cabos que unem as duas pistas começa nesta quinta-feira (3). Os reparos terão início após uma inspeção técnica da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) apontar problemas na junta de dilatação da ponte.

Segundo a Secretaria Municipal de Infrestrutura Urbana e Obras, não há risco de ruptura da estrutura. A pasta informou também que a inspeção técnica realizada na estrutura apontou a necessidade de troca dos equipamentos para garantir a segurança dos motoristas.

A decisão foi tomada na quarta-feira (2) pelo secretário Vitor Aly e os engenheiros que realizaram a inspeção técnica. A equipe concluiu que sem a manutenção o desnpivel entre as pistas poderia aumentar, provocando eventuais acidentes.

Por se tratar de uma obra emergencial, a empresa que executará a obra tem até 180 dias para concluir os trabalhos. A ponte foi atingida por um incêndio em 21 de junho de 2019 e desde então passou a ser monitorada. A inspeção começou na sexta-feira (28) quando foi montada uma estrutura provisória para a abertura de três postos de visita.

A Companhia de Engenharia de Trafego (CET) vai monitorar a interdição e orientar o tráfego na região para manter as condições de trânsito e preservar a segurança de pedestres e motoristas durante a interdição da Ponte Jaguaré, pista sentido bairro/centro (Lapa).

Como alternativas, a CET ativou a faixa reversível na Ponte do Jaguaré para quem segue sentido Lapa entre 4h e 22h e entre 22h e 4h, os motoristas têm como possibilidade as pontes Cidade Universitária e Eusébio Matoso.

A prefeitura informou que estão em andamento sete licitações para contratação de laudos estruturais para 107 pontes e viadutos. Também estão em andamento os serviços de troca de juntas de dilatação dos viadutos da Jacu Pêssego e República da Armênia (em fase de planejamento), além das obras complementares do viaduto da Marginal Pinheiros, na altura do Parque Villa Lobos. A previsão da administração municipal é de que esses serviços sejam concluídos até o fim do ano.

“Informamos que a SIURB, por meio da SPObras, realizou até o momento vistorias visuais em 126 locais (222 unidades estruturais) e recebeu os laudos estruturais emergenciais de 21 locais (43 unidades estruturais). No programa de Manutenção de Pontes e Viadutos especiais foram investidos R$ 68,4 milhões em 2019 e estão previstos mais de R$ 38 milhões para 2020.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *