Verão é significado de atividades ao ar livre, cenário perfeito para a prática de empinar pipas. Para tornar a brincadeira agradável e prazerosa, é muito importante estar atento as dicas de segurança sobre essa atividade para evitar acidentes que ainda são recorrentes. Por conta disso, a Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica que atua em 24 municípios da Grande São Paulo, divulga o balanço de ocorrências com pipas na rede elétrica em 2022.
Além dos números, a concessionária dá importantes dicas para que a prática da atividade seja feita com segurança. Quando o assunto não é levado em consideração, a brincadeira pode provocar acidentes graves e, em algumas circunstâncias até fatais, e ocasionar danos à rede elétrica, prejudicando diretamente o fornecimento de energia para milhares de pessoas.
Em 2022, a companhia apurou 2.082 casos de falha na rede em função do contato com pipas, um aumento de 9,98% em relação ao mesmo período de 2021. A quantidade de clientes impactados em 2022 é de 802.533, contra 633.894 em 2021 (alta de 26,60% de um período ao outro).
Confira abaixo os municípios com maior número de ocorrências no período e o número de clientes impactados:
A interrupção do fornecimento de energia por conta das pipas pode ocorrer por diversas razões. Além do risco de rompimento dos cabos, as linhas que ficam enroscadas nas redes elétricas provocam desgastes nos fios, podendo levar a curtos-circuitos e derretimento. Nesses casos, equipes da distribuidora são mobilizadas para realizar os reparos necessários e substituir parte dos fios para restabelecer o serviço.
“É importante reforçar os riscos de se empinar pipa próximo da rede e a necessidade de os pais orientarem as crianças e os adolescentes sobre os cuidados necessários. Além disso, o contato de objetos com a rede de energia pode provocar o desligamento das linhas de transmissão e distribuição”, explica Marcelo Bezerra, responsável pela área de Segurança do Trabalho da Enel Distribuição São Paulo.