Osasco gerou 4 mil vagas na rede municipal nos últimos anos

Capa Cidades

A fila na espera por vagas na rede municipal de ensino tende a diminuir com a inauguração de novas escolas e creches no município. Além disso, algumas unidades escolares de Osasco que estavam com problemas estruturais passaram por reformas durante a pandemia.

As escolas da rede municipal atingiram a nota de 6,1, no índice do Ministério da Educação que classifica a qualidade do ensino na rede pública. Essa foi a maior nota obtida desde que a avaliação foi iniciada, em 2005.

Com a construção de 10 novas creches e o “Mundo da Criança” da Zona Sul, Osasco gerou mais de 4 mil novas vagas na rede municipal de ensino em menos de quatro anos. Todas as unidades seguem os padrões de infraestrutura física do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FDNE), com acessibilidade.

Além das 11 novas escolas que foram entregues (Jardim São Pedro, Jardim Novo Osasco, Jardim Vicentina, Jardim Roberto, Jardim Conceição, Vila Menck, Primeiro de Maio, Jardim Veloso, Jardim Santa Maria, Vila Militar e Jardim das Flores), neste ano a administração municipal iniciou a construção de outras quatro escolas nos seguintes bairros: Jaguaribe, Mutinga, Jardim Helena e Portal D’Oeste.

O “Mundo da Criança” da Zona Norte, que fica na Avenida Getúlio Vargas, 990, no Jardim Piratininga – está com as obras em ritmo acelerado e deve ser entregue no fim do ano. A megaescola atenderá mais de 1.300 crianças, e contará com 38 salas de aula, berçário, fraldários, solários, cozinha, refeitório, padaria, banheiros adaptados, sala de amamentação, lactário, ambulatórios, sala de informática, sala multimídia, brinquedoteca, playground, anfiteatro, sala de professores, secretaria, almoxarifados, vestiários, uma quadra e um campo de futebol.

Ao longo dos últimos anos, a Prefeitura também reformou inúmeras escolas, a fim de oferecer um ambiente escolar mais seguro e agradável. Neste período de pandemia, enquanto as aulas estão suspensas, o trabalho foi intensificado. Vários dos equipamentos educacionais do município tiveram os banheiros, salas de aulas, cozinhas e quadras revitalizadas.

Entre as unidades reformadas neste ano estão: CEMEI Professor Fortunato Antiório, no Ayrosa, Creche Vilma Catan, no Jardim Boa Vista, Creche Amélia Tozzeto Viviane, no Jardim Conceição, Professora Silvia Ferreira Farah, no Munhoz Júnior, e creche Ézio Melli, no Jardim Bonança.

Como muitas das escolas não tinham playground, a administração municipal implantou a área de diversão para as crianças.

Valorização
Como forma de valorizar os profissionais da educação, em 2019 a Prefeitura criou o plano de cargos, carreira e salários dos servidores de apoio da Secretaria de Educação, e o plano de carreira e remuneração do magistério público municipal.

Para estimular os docentes a seguirem inovando, realiza todo ano o “Prêmio Professor Inovador”. A medida visa reconhecer, divulgar e premiar os trabalhos dos docentes que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos em sala de aula. O evento é realizado pela Secretaria de Educação e visa dar visibilidade às práticas pedagógicas consideradas exitosas e que servem de modelo e implantação na prática diária.

Tecnologia na Educação
Está em andamento a implantação de lousas digitais nas salas de aulas. O equipamento se tornou um importante aliado dos professores durante as aulas, já que por meio dele é possível acessar a internet e mostrar artigos, fotos e vídeos aos alunos, que adoraram essa ferramenta.

Também foi implantado o programa “Férias na Escola”, onde por meio de uma parceria, a Apple fornece iPads e aplicativos para que as crianças aprendam fotografar, gravar vídeos, fazer edição de conteúdo, com a inserção de textos e animações, e outras atividades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *