Osasco oferece curso profissionalizante para alunos que frequentam o EJA da rede municipal

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação na perspectiva de atender às necessidades na orientação profissional para os alunos matriculados na educação de jovens e adultos (EJA) e do movimento de alfabetização (MOVA) lançou o projeto EJAPRO cujo objetivo é integrar a educação dos estudantes com a qualificação profissional. O evento aconteceu no Centro de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, onde reuniram-se docentes, educandos, membros do Conselho de Gestão Compartilhada e diretores de ensino.

Na ocasião o prefeito da cidade de Osasco, Rogério Lins, acompanhado da vice-prefeita Ana Maria Rossi, salientou que o momento é de celebração, pois os educandos estão em busca de seus sonhos. “Sempre é tempo de mudar, buscar conhecimento. Acredito nisso. Se vocês estão aqui é porque também acreditam, então sigam com os estudos. Quero que seja só mais uma etapa de vitórias na vida de vocês”, afirma o prefeito, que também agradeceu aos professores da rede municipal pelo empenho de compartilhar saberes e por ensinar de maneira incansável.

O projeto EJAPRO oferece cursos de artes, alimentação e saúde, inclusão digital, construção civil, jardinagem e horta, entre outros, com duração semestral. Os alunos têm autonomia na escolha do curso e a opção é feita, coletivamente, pelos alunos de cada sala de aula.

Além disso, os professores da EJAPRO passam por formações pedagógicas para desenvolver a capacidade de selecionar conteúdos, utilizar procedimentos e criar alternativas que possibilitem atuação voltada de forma mais adequada ao aluno trabalhador. Todas as orientações técnicas são realizadas por profissionais qualificados. A EJA requer que o professor tenha uma visão ampla, a fim de desenvolver a integração e o conhecimento a partir da diversidade cultural e da heterogeneidade dos adultos com os quais atua. Durante as aulas, os professores valorizam o conhecimento que cada educando traz consigo.

O secretário de educação, José Toste Borges pontuou que a Secretaria desenvolve ações junto ao governo do prefeito Rogério Lins que eleva o aprendizado para além da sala de aula. “Resultado desse trabalho destaca Osasco o município como uma das cidades com melhores práticas educativas na educação de jovens e adultos no Brasil. Esta é mais uma conquista e experiência de sucesso que a educação municipal alcançou para garantia de educação pública de qualidade”, completa.

Do total de 27 escolas municipais que oferecem a EJA, 11 unidades já contam com os cursos desde setembro. Cerca de 300 alunos estão sendo beneficiados. Nas demais escolas, o projeto começará a partir do próximo ano. Segundo a supervisora de ensino, Rutiléia Antunes: “os cursos são semestrais e, ao longo de um ano, o educando pode fazer até dois módulos, sendo um por semestre. Os cursos integram a grade curricular”. Além disso, as aulas de alfabetização juntamente aos cursos acontecem simultaneamente nas unidades educacionais, onde professores e técnicos responsáveis pela aplicação atuam juntos em sala de aula.

O projeto EJAPRO acontece em parceria com a empresa L&M Educacional, vencedora da licitação para a prestação de serviços. Atualmente, 1.760 alunos estão matriculados na EJA e MOVA da rede municipal de ensino.

Os alunos interessados em estudar na EJA deverão fazer a inscrição no mês de dezembro para matrícula no próximo ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here