Professora Tereza tem como prioridade educação de qualidade

Capa Política

llTerezinha Maria dos Santos, a “Professora Tereza” nasceu em Osasco, no Jardim Santa Rita, onde reside até hoje. Seus pais vieram da Bahia. É liderança comunitária e participou de vários movimentos e lutas sociais pela melhoria de vida da população. Junto com os moradores e o vereador Mário Luiz Guide, lutou por asfalto, esgoto, iluminação, Casa de Saúde da Mulher, entre outros. Professora, formada em Pedagogia e Artes pela Unifieo, é coordenadora há muitos anos da Ame – Associação de Mulheres pela Educação, localizada no Jardim Baronesa que atende inúmeras crianças em creches.

Desde 2011 é presidente do PSB de Osasco, uma das poucas mulheres a assumir este cargo no município. Conduz o partido com garra, ética e competência. Sua principal bandeira na luta como vereadora é uma educação de qualidade com foco na educação infantil.

Qual a sua formação e área de atuação?
Profª Tereza –
Sou formada em Pedagogia e Artes pela UNIFIEO e atuo há muitos anos na área da educação infantil. Sou professora da rede estadual de ensino, já fui diretora da Escola Cecília Meirelles, no Jardim Joelma e presidente da Ame – Associação de Mulheres pela Educação, que fica no Jd. Baronesa e atende inúmeras crianças através de suas creches. Já fui Coordenadora Pedagógica desta entidade. Sou presidente do PSB de Osasco desde 2011.

Você pode nos contar um pouco sobre sua trajetória profissional?
Profª Tereza –
Comecei minha vida profissional como professora de alfabetização de adultos, na época “Projeto Pra Valer” do prefeito Parro. Nesta mesma época, conheci o vereador Mario Luiz e sua esposa Helena Maria Ferrari, juntos começamos nossa luta por mais creches, pela melhoria da educação e por melhorias para os bairros que eram muito carentes de infra estrutura, não tinham asfalto, guias e sarjetas, rede de esgoto e faltavam creches. Juntos lutamos, por vários anos, buscando melhorias para o Santa Rita e bairros vizinhos. Fui professora em várias escolas do município como EE. Prof. Dr. Luiz Lustosa da Silva, no Baronesa, a EE. Prof. Francisco Casabona, na Vila São José e a EE. Prof. Elóy Lacerda, no Jd. Piratininga.

Pela sua formação, Educação será a sua bandeira na Câmara Municipal?
Profª Tereza –
Sim, com certeza será uma das minhas principais bandeiras de luta a educação de qualidade com valorização dos professores, aumento das vagas de creche, escola em período integral e ensino técnico profissionalizante.

O vereador Mário Luiz Guide e o presidente estadual do PSB, Márcio França e a Professora Tereza

Saúde e Educação estão entre os temas que mais preocupam a população de Osasco no que se refere ao futuro da cidade. Se eleita, como pretende ajudar a população nestas áreas?
Profª Tereza –
O meu partido, o PSB, fez um levantamento na cidade para saber o que seria mais importante para o futuro de Osasco. Quatro prioridades se destacaram: uma boa rede de saúde pública (92%), uma educação pública de qualidade (72%), mais segurança com maior policiamento (60%) e mais empregos e profissionalização dos jovens (30%). Estas áreas serão as que darei maior atenção. Na questão da Segurança acredito que é preciso atacar as causas sociais que produzem a violência e a criminalidade e dar oportunidades, principalmente para os jovens com cursos profissionais e empregos. Na Saúde é importante fortalecer o SUS – Sistema Único de Saúde e melhorar a qualidade dos serviços prestados ao cidadão.

O que despertou em você a vontade de entrar para a política?
Profª Tereza –
Sempre participei de movimentos e lutas sociais pela melhoria de vida da população. Acredito na boa política, naquela que atende as necessidades do nosso povo trabalhador e nas pessoas que tem vontade de ter compromisso com o bem comum.

Por que escolheu o PSB para esta Eleição?
Profª Tereza –
Sou filiada ao PSB desde 1989. Em 2011, o Diretório Municipal me elegeu presidente do PSB de Osasco. É um partido que vem de encontro com os meus ideais, que luta por uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais igualitária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *