Semana da Saúde Mental do Servidor é aberta pela Câmara de Osasco com palestras e ações

Capa Política

Câmara de Osasco abre 1ª Semana da Saúde Mental do Servidor com eventos públicos

De 6 a 10 de outubro, a Câmara Municipal de Osasco, por meio da Escola do Parlamento, promove a Semana Municipal da Saúde Mental do Servidor Público. A programação inclui palestras gratuitas e atividades voltadas à valorização da saúde emocional dos servidores, em diversos espaços públicos da cidade.

Iniciativa integra calendário oficial do município

O evento é regulamentado pela Lei nº 5.401/2025, de autoria do vereador Laércio Mendonça (PDT). A lei foi aprovada por unanimidade e estabelece a realização da semana anualmente na segunda semana de outubro, reforçando o compromisso da cidade com a saúde mental no serviço público.

“Cuidar de quem cuida das pessoas é fundamental. Há um grande desafio a ser enfrentado, que é a saúde mental dos servidores”, afirmou o vereador.

Programação conta com especialistas em saúde emocional

A abertura, realizada no dia 6 de outubro, contou com o fórum “Um diálogo essencial: a saúde mental do servidor público”, reunindo especialistas como:

  • Davi da Costa (psicólogo e servidor da Câmara)
  • Tati Terezo
  • Graça Xavier
  • Liliane Pacheco
  • Mariana Izzo

Durante as falas, os profissionais abordaram temas como Síndrome de Burnout, estresse ocupacional, autocuidado e a importância do apoio psicológico contínuo.

“É preciso ser muito cuidadoso com a nossa mente e com os caminhos de cada pensamento, porque eles despertam uma ação”, destacou Davi da Costa.

Tati Terezo alertou para os prejuízos que a exaustão emocional pode causar tanto ao servidor quanto ao sistema público como um todo.

Eventos acontecem em diferentes órgãos públicos

As atividades da semana ocorrem em locais como:

  • Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana
  • Secretaria de Educação
  • Escola de Formação da GCM
  • Centro de Atenção ao Idoso

A abertura contou com a presença de Sérgio Di Nizzo (secretário de Transportes), Daniel Matias (secretário-adjunto de Assistência Social) e Vanderleia de Abreu Araújo Adriano (Saúde).

“O servidor que está bem, atende bem”, afirmou Di Nizzo, reforçando a importância do acolhimento e cuidado contínuo com os profissionais do setor público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *