Seu currículo garante empregabilidade e crescimento profissional?

Colunistas Mônica Pina

Hoje, os profissionais têm constatado que, ao analisar o seu currículo diante do caos instalado, vivemos uma fase em que tudo muda a cada minuto. Quem está antenado, já sabe que somente um currículo recheado de cursos não garante empregabilidade e estabilidade profissional. Isso fica cada vez mais evidenciado nas filas de seguro desemprego.

As Pessoas são admitidas por seus currículos, mas são demitidas por seus comportamentos, ou seja, ser profissional dedicado e cumpridor de suas tarefas é o mínimo esperado, e essas qualificações não produzem estabilidade e assedio no mercado.

Entramos em outra fase profissional. A “Era da Auto Venda”, quando inteligência relacional, ousadia e inovação são competências humanas importantes não somente para a gestão da empresa em que atua, mas para a gestão de nossa própria vida em prol do tão sonhado equilíbrio pessoal e profissional.

E você sabe o que é mais bacana de tudo? A inteligência relacional, ousadia e inovação não são necessariamente aptidões natas, são habilidades que podem ser adquiridas e treinadas e, a melhor ferramenta que conheço para o desenvolvimento dessas competências, é passar por um processo de coaching de carreira.

Afinal, O que é um processo de Coaching de Carreira?

O processo de coaching visa aumentar a performance do profissional para desenhar metas, planejar a carreira e conquistar bem-estar e satisfação pessoal e profissional. É o caminho entre onde está e onde quer chegar.

O Programa é desenvolvido de acordo com a meta do cliente (Coachee), onde em cada sessão são feitos questionamentos sobre seus valores, competências e atitudes, transformando possibilidades em realização.

O processo de coaching promove autoconhecimento e desencadeia atitudes de superação e sucesso. As pessoas adquirem auto-gestão, liderança, inteligência emocional e equilíbrio.

Quem é o profissional coach?

Não basta ser um treinador ou um professor para ser coach, é necessário estudar a metodologia e obter certificado por uma instituição.

É muito importante que esse profissional tenha vivência no mercado e conhecimento acadêmico para facilitar as mudanças de resultado justamente para encurtar caminhos em sua trajetória.

Eu, Mônica Pina, atuei por muito tempo na área comercial, por isso o maior foco dos processos que desenvolvo são ligadas diretamente em resultados para ontem.

Por isso no momento da contratação de um Coach de Carreira é importante conhecer o seu currículo e pedir referencias no mercado.

Qual é o momento certo para contratar um Coach de Carreira?

O melhor momento de buscar um processo de coaching de carreiras e quando se sente que os resultados poderiam ser maiores, quando enxerga as oportunidades, mas não consegue ter as atitudes necessárias para a conquista.

O profissional tem um novo desafio e precisa explorar as suas competências para administrar os cenários com êxito. Almejam ser diferenciado no que fazem, mas no momento não são, porque se encontram em meio a rotina do dia a dia.

Em meu escritório recebo pessoas incrivelmente competentes, mas que por algum momento sentem a necessidade de novos comportamentos para enfrentar seus desafios diários, adquirirem flexibilidade em sua rotina ou até mesmo mudar de carreira.


Se os seus resultados não estão da forma que gostaria, é o momento de repensar a sua carreira com o auxílio de um profissional preparado. Vamos marcar um horário e conversar sobre como eu posso ajudar você?

Coach Mônica Pina

Consultoria em Gestão de Carreira

WhatsApp 11 98985 9425

contato@coachmonicapina.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *