Um vigilante que é presidente e técnico de um sonho: Associação Atlética Santa Cruz

Esportes Márcio Silvio

Noite a noite ele trabalha no centro de São Paulo como vigilante. E só ele sabe como consegue, desse trabalho, manter um sonho em campo. Quando deixa o posto de vigilante, rapidinho José Ricardo volta a ser técnico e, ao mesmo tempo, presidente da Associação Atlética Santa Cruz. No último abril ele apagou velinhas de dois anos desse projeto social que toca no Campo Maria Eugênia em Pirituba e que conta com moleques de toda Grande São Paulo.

O começo foi apenas com garotada local mas logo chamaria atenção para além da região. “Faço isso pra ajudar esses atletas, levando em competições e, quem sabe um dia, desse projeto saia um pra algum time profissional”, comenta Ricardo, agora não vigilante mas presidente.

E destaca que tudo é do bolso, patrocínio zero. “Eu não tenho ajuda de ninguém. Mas vem algum garoto na hora do jogo com cinco ou dez reais pra colaborar com condução, arbitragem ou inscrições nos campeonatos”. Ele garante mais de 170 atletas treinando três vezes por semana e o resultado é uma galeria de troféus recheada: “Neste ano já ganhamos cinco títulos. Contando nesses dois anos, são vinte troféus de campeão.”

EM CAMPO
A Santa Cruz está disputando a Libertadores de Base em cinco categorias: a sub 12 estreou com vitória por 2 a 0 no Cazaca FC no último dia 26; a sub 13 ficou no 1 a 1 com os Meninos do Sanfra; a sub 14 meteu 4 a 2 no Cazacas e a sub 16 mandou 2 a 1 no Manchester e 4 a 0 no Craques do Futuro.

Já a moçada do sub 18 estreou sem gols contra o Jardim Cidade, na sequência perdeu de 1 a 0 para o Cazaca. Lembrando, tudo isso na conta do vigilante que anuncia outra parada ousada: vai disputar a Taça São Paulo, categorias sub 17 e sub 20.

“Nesse torneio tem grandes times do Brasil, tem do Japão e da Argentina. É uma competição profissional e entro com meus dois times mesmo a gente sendo amador. Vou encarar, mas dessa vez penso em parcerias porque precisamos de uniformes, de bolas..”.

Organizada pela Federação Alternativa, a Taça SP será de 2 a 15 de setembro. E para mais informações sobre a ousada Santa Cruz, José Ricardo atende pelo (11) 98262-5533 mas é claro, cabe lembrar que menos à noite, quando o presidente e técnico transforma-se em vigilante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *