Uma homenagem a Pedro Batista Bonin

Capa Geral

Quem é e porque foi homenageado pela Secretaria Municipal de Saúde de Osasco? A Policlínica Zonal Sul agora passa a se chamar “Policlínica Pedro Batista Bonin”. Pedro Batista Bonin, nascido em 27 de novembro de 1921 na cidade de Taquaritinga/SP, é filho de Ângelo Bonin e Yolanda Bonin, estes, imigrantes italianos. Posteriormente seus pais mudaram-se para o município de Itajobi/SP, onde adquiriram uma propriedade rural de cultura de café. Seu primeiro trabalho foi na lavoura da familia, porém, ainda adolescente contraiu meningite, ficando com o membro superior direito severamente comprometido, mesmo assim, foi aprender o ofício de alfaiate, o qual exerceu durante muitos anos. Casou-se com Josephina Linjardi Bonin em 08 de dezembro de 1945, tiveram três filhos: Marli, Marlene Terezinha e Antônio Renato.

Em 1959 a família mudou-se para a cidade paranaense de Colorado após adquirirem um sítio de lavoura de café. Entretanto, continuava a exercer a profissão de alfaiate, vendendo esta propriedade em 1963. Em fevereiro de 1964 a família mudou-se para a cidade de Osasco. E em seus primeiros dois anos, o Sr. Pedro Batista Bonin, continuou exercendo a profissão de alfaiate, quando em 1966 adquiriu a “Floricultura Santo Antõnio” situada à Avenida Dom Pedro nº 88, no bairro do Bela Vista, em Osasco, localizada num pequeno salão em frente ao seu domicílio próprio. Permaneceu com a floricultura por 20 anos.

Sempre com muito esforço, trabalho e dedicação, junto com sua esposa Josephina Linjardi Bonin, Pedro Batista Bonin conseguiu dar uma excelente formação aos 3 filhos: Marli cursou contabilidade e trabalhou na Câmara do Município de Osasco no período de 1971 a 1980, logo após, ingressando na Prefeitura de Osasco no período de 1981 a 1997 como concursada. Marlene cursou economia e trabalhou na FITO por 32 anos, no periodo de 1973 a 2005.

Renato concluíu seu curso primário na então escola Municipal General Bittencourt, o colegial no CENEART e formou-se médico pela USP e bem sucedido, se tornou proprietário da VACICLIN — Clínica de Vacinas e posteriormente foi vereador na Câmara Municipal de Osasco. Pedro Batista Bonin faleceu em 18/04/2000 depois de lutar por quatro anos contra um cãncer de pulmâo. Sempre foi para os seus familiares e para aqueles que o conheciam, um exemplo de luta, persistência, honestidade e integridade.

Em 2018 o vereador Jair Assaf apresentou propositura para que fosse aprovado Projeto de Lei para que a Policlínica Zona Sul passasse a se chamar “POLICLÍNICA PEDRO BATISTA BONIN”, o que se tornou realidade no último dia 30, com uma festiva cerimônia de descerramento da placa comemorativa que contou com a presença dos familiares, amigos e autoridades. Dr. Renato Bonin em suas palavras enalteceu a vida e o legado que seu pai deixou e o prefeito Gerson Pessoa, após as bênçãos do padre e do pastor, engrandeceu ainda mais suas palavras emocionadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *